Chef Rafael Spencer indica peixes alternativos ao bacalhau para a Sexta-feira Santa

Inicio > Música > Chef Rafael Spencer indica peixes alternativos ao bacalhau para a Sexta-feira Santa    
24/03/2015

À frente do restaurante Sotero Cozinha Original, em São Paulo, o chef ensina a escolher, limpar, preparar e  ainda sugere receitas de sua autoria para a data.

Já é tradição para os brasileiros servir bacalhoada como prato principal no almoço da Sexta-Feira Santa. Porém, com a recente alta do dólar, o preço do bacalhau norueguês subiu 45% em relação ao ano passado. Para não colocar em risco a herança portuguesa de comer peixe nessa data, o chef Rafael Spencer, à frente do restaurante de culinária baiana Sotero Cozinha Original, em Santa Cecília (região central de São Paulo), lista algumas dicas para preparar peixes alternativos ao bacalhau. Ele sugere duas receitas caprichadas para que o almoço do dia 3 de abril seja muito saboroso, com ou sem bacalhau.

Um peixe que é bem apetitoso e fácil de ser elaborado é a tainha. Segundo o chef, ela fica ótima se preparada assada. Esse peixe é bem popular no Brasil, vive em águas salgadas de litoral com clima temperado e tropical. Também é encontrado em água doce. Outras boas pedidas são o abadejo, o pargo e o caçonete, todos encontrados em água salgada, segundo Rafael Spencer. O chef também conta que o peixe miraguaia tem a carne semelhante ao bacalhau e em Salvador é bem conhecido como o “bacalhau de água doce”, sendo também uma opção para a data.

Em São Paulo, o Mercado Municipal, o Mercado da Lapa e o Ceagesp são opções de locais para encontrar grande variedade de peixes, inclusive as espécies citadas pelo chef.

Como escolher e limpar

Para que o peixe seja mais saboroso, o chef Rafael Spencer conta que é necessário que ele seja fresco. “Para isso, é preciso observar se as guelras estão com uma cor viva (vermelha) e se os olhos estão brilhantes”, ressalta.

A limpeza tem que ser caprichada, mas não significa que isso seja difícil. Basta limpar as vísceras, tirar as escamas e pronto. Um truque do chef para deixar o peixe mais apetitoso é temperar com bastante sal, tempero a gosto, limão e um pouco de pimenta branca moída.

Como um bom soteropolitano, o modo de preparo que mais agrada Rafael Spencer é a moqueca. O chef afirma ainda que os peixes mais práticos e rápidos de serem preparados são os fritos e assados.

Para celebrar a Páscoa, o Rafael indica duas receitas fáceis e saborosas, que podem ser os pratos principais da Sexta-Feira Santa. Veja abaixo.

Pargo assado, do chef Rafael Spencer

Ingredientes:

700 gramas de pargo

5 colheres de azeite de oliva

2 colheres de vinagre

4 dentes de alho

Pimenta branca moída a gosto

Sal a gosto

Alecrim a gosto

Modo de preparo: depois de limpar bem, tempere o peixe com alho, sal, azeite de oliva, vinagre, pimenta branca moída e alecrim. Levar ao forno a 180 graus.

Tempo de preparo: 20 a 25 minutos

Porções: 2

Moqueca de caçonete, do Sotero Cozinha Original

Ingredientes:

700 gramas de caçonete

1 cebola branca

2 tomates

1 pimentão

20 gramas de farofa de camarão seco

4 colheres de sopa de flor do dendê

400 ml de leite de coco fresco

Sal a gosto

Coentro a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador meia cebola, um tomate e meio pimentão.

Em uma frigideira, aqueça metade do dendê e puxe esta base.

Junte o caçonete, o leite de coco, a farofa de camarão seco e deixe levantar fervura. Adicione o sal.

Por fim coloque o resto do tomate, da cebola e do pimentão em rodelas.

Finalize com o resto do dendê e o coentro por cima.

Obs.: tempere o peixe antes com suco de um limão e um pouco de coentro.

Tempo de preparo: 20 a 25 minutos

Porções: 2

sotero-restaurante
Fonte: Amanda Ivanov – Divulgação

Deixe um Comentário