Dupla Ba-Vi participa da campanha Setembro Dourado

Inicio > Esporte, Últimas Notícias > Dupla Ba-Vi participa da campanha Setembro Dourado    
16/09/2015

A mobilização da campanha Setembro Dourado chega aos campos de futebol de Salvador para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Para chamar a atenção sobre a doença e a necessidade de iniciar o quanto antes o tratamento que pode curar até 70% dos doentes, a campanha ganhou reforço dos times e jogadores de futebol da Bahia.

Antes da partida entre Bahia e Sampaio Corrêa, na Arena Fonte Nova, no sábado (19), seis crianças atendidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia – GACC-BA e outras seis atendidas pela Casa de Saúde Solange Fraga, da Santa Casa da Bahia, entrarão em campo de mãos dadas com os jogadores do tricolor baiano. No sábado seguinte (26), a mesma ação será realizada no Barradão, quando as crianças entrarão em campo com os jogadores do Vitória, momentos antes da partida contra o Paysandu.

As duas ações também contarão com distribuição de folhetos informativos para os torcedores. A campanha envolve várias entidades como o Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia e o GACC-BA, dentre outras. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer vitimará cerca de 12 milhões de pessoas até o ano de 2030.

O diagnóstico precoce é necessário para agilizar os tratamentos que podem salvar muitas vidas. A doença pode ser curável se descoberta no início, mas ainda é a segunda causa de mortalidade – a primeira por doença – entre crianças e adolescentes abaixo dos 19 anos no Brasil e na Bahia, em função da descoberta tardia e da falta ou dificuldade de acesso imediato ao tratamento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Alguns dos sintomas do câncer podem ser confundidos com os de diversas doenças comuns na infância como palidez, perda de peso, hematomas, febre, tosse persistente, dores de cabeça e vômito dentre outros e por isso é necessário atenção e os cuidados das famílias e dos profissionais de saúde.
IMAGEM_VITORIA_5
Fonte:BahiaNoticias

Deixe um Comentário