Pré-Caju 2013 – Todo mundo junto na mesma energia!

Inicio > Outros Carnavais > Pré-Caju 2013 – Todo mundo junto na mesma energia!    
24/01/2013

Pré-Caju 2013 – Todo mundo junto na mesma energia!

Acompanhando essa matéria, no final da página, você verá mais de 250 fotos do evento. Procure a sua ou encontre alguém que você conhece e foi curtir o Pré-Caju 2013. Não perca!

 

Relembrando a história – conheça um pouco do início do Pré-Caju:

“Considerado a abertura oficial do Carnaval brasileiro, o Pré-Caju foi criado em 1992 pelo jovem empresário Fabiano Oliveira. Tudo começou com a festa “Suas Férias Com Amor”, um evento com camisa e trio puxado pela Banda Asa de Águia, com saída da orla de Atalaia e chegada a antiga Casa de Espetáculos Augustu’s. 

A festa deu tão certo que no ano seguinte mais duas bandas participaram, tendo início então o Pré-Caju com os blocos Com Amor, trazendo a Banda Asa de Águia, Brilho com a Banda Brilho e o Bloco Papagaios com a Banda Cheiro de Amor. Também nesse ano o Pré-Caju foi incluído oficialmente no calendário turístico e cultural da Cidade de Aracaju, através da Lei Municipal nº 1985 de 21/05/1993”. Em 1996, a ASBT (Associação Sergipana de Blocos de Trio) foi reconhecida como entidade gestora e organizadora do Pré-Caju através da Lei Municipal nº 2.465 de 25/11/1996. Depois disso, a mesma foi agraciada com o Certificado de Utilidade Pública Estadual por meio da Lei nº 2.503 de 07/07/1997”. – Do site oficial do evento.

Pré-Caju 2013

Entre os dias 17 a 20 de janeiro desse ano foi realizada a 22ª Edição do Pré-Caju, o Carnaval fora de época de Aracaju, atualmente o maior, melhor e mais bem organizado evento carnavalesco fora de época do Brasil. A organização do evento fica a cargo da Associação Sergipana de Blocos e Trios – ASBT, que prefere dizer que “o Pré-Caju é um carnaval antecipado”, e o é, contudo nós preferimos qualifica-lo de “fora de época” que, apesar de ser antecipado, também é fora de época.

Esse evento, além de sua excelente organização é, também, o mais democrático de todos os demais carnavais fora de época organizados por produtoras privadas, hoje entregues as elites que permitem participar apenas os que podem pagar para curtirem de perto as grandes atrações. Esses eventos, em sua maioria, estão com as portas literalmente fechadas, são carnavais privados, os chamados “in door”.

Fora disso ficam somente os carnavais públicos, tipo “Micareta”, como a de Feira de Santana, na Bahia, o mais antigo e popular de todos. Contudo é bom ouvir uma feirense dizer que “estou de ferias e aproveitei pra conhecer a festa. Que festa linda! A gente que mora na Bahia fica até abismada com tanta tranquilidade (em Aracaju) porque a festa em Feira de Santana é boa, mas é violenta em alguns pontos”, declara Enilma Ribeiro Dias, 24 anos, bancária, de Feira de Santana, Bahia, que foi curtir o Pré-Caju 2013.

Fabiano Oliveira o criador e diretor da festa, disse que “o Pré-Caju é feito para o povo e pelo povo; para os que podem pagar e sair em blocos e frequentar os melhores camarotes, e para os que não podem pagar também. Esse ano o evento foi um dos melhores e mais bem organizados da história. Alcançamos um patamar de satisfação muito alto, quase uma unanimidade. Até São Pedro colaborou segurando as chuvas lá em cima”, declarou Fabiano após o apagar das luzes na madrugada da segunda feira, dia 21 de janeiro.

Atrações para o povão

No Pré-Caju pode-se acompanhar e curtir de graça, por exemplo, artistas do G1 da musicalidade baiana como Cláudia Leitte, Parangolé e Psirico, pagos pela organização do evento, especialmente para público que não recursos financeiros para desfilar em um bloco, apesar de todos serem muito mais baratos em relação aos do Carnaval de Salvador e de outros eventos privados. “A nossa preocupação não se restringe apenas em fazer o evento produzir recursos para a produtora, e sim dar ao povo e a cidade o que merecem. Aracaju nos abriu as portas para realizarmos esse grande evento há mais de duas décadas. Nele mostramos que o Pré-Caju é uma grande fonte de recursos para o município e até para o Estado de Sergipe com a entrada de impostos sobre todo o faturamento auferido pelas empresas prestadoras de serviços, pelo comércio e com a atração e geração de milhares de empregos e postos de trabalhos provisórios, além de aguçar, e muito, o turismo da cidade.”, argumenta Lourival Oliveira, diretor da ASBT.

Para fazer a grande festa sergipana de 2013, foram convocados os seguintes grupos, por ordem alfabética: 5 Elementos, Armandinho, Art Mania, Asa de Águia, Aviões do Forró, Banana Nativa, Banda 5%, Banda de Frevo, Banda Esmeralda, Banda Eva, Banda Oito7Nove4, Batucada, Beto & Sare, Black Style, Cheiro de Amor, Chiclete com Banana, China Bahia, Cid Natureza, Claudia Leitte, Cleiton Alessandro, Danielzinho, Dhi Sambar, É o Tchan, Ed City, Eletricaz, Forró Safado, Harmonia do Samba, Inspiração do Guetto, Ivete Sangalo, Jeanny, Jeito de Ser, João Neto e Cesinha, Jorge e Matheus, Julinho Porradão, Leva a Massa, Maragandaia, Maysa Reis, Nav Axé, Orquestra Frevolandia, OS3, Parangolé, Paulo Henrique e Gabriel, Psirico, Rafael Oleira e Banda, Rogério, Rojão, Diferente, Selakuatro, Seoxote, Só Lamento, Thiaguinho, Tomate, Trinca de Reis, Turma do Pagode, Valneijos, Zé Rosendo e Marluce e Zueirões do Forró.

 

Atrações em destaque

Algumas atrações se destacaram mais no Pré-Caju 2013, uma foi prata da casa, a cantora Maysa Reis que puxou o Bloco da Prevenção, o público pipoca e fez participações especiais em diversos outros trios elétricos, inclusive com a cantora Ivete Sangalo. Maysa teve uma performance tão excepcional que lhe rendeu a estreia da nova categoria do Troféu Castro Alves, oferecido pela Revista EXCLUSIVA há 24 anos, aos Melhores do Carnaval de Salvador, que é a categoria “Honra ao Mérito”. Simpática, bonita e com uma voz maravilhosa, afinadíssima, Maysa Reis promete ser uma das grandes estrelas da música nordestina. As outras atrações que surpreenderam esse ano foram a soteropolitana Banda 5%, que teve uma performance perfeita em todo o trajeto do evento; Cláudia Leitte fez o percurso acompanhada por cerca de 50 mil foliões e foi ovacionada a todo momento por uma legião de fãs incalculável; a Banda Oito7Nove4 atraiu a galera feminina que gritava histericamente do começo ao final do trajeto, e Psirico, com o talento e a simpatia do cantor Márcio Victor que botou os sergipanos e seus visitantes pra balançar as cadeiras.

A Banda Chiclete com Banana continua a número 1 em qualquer carnaval mundo afora. Não tem pra ninguém, é Chiclete na cabeça.

 

 

Treze blocos desfilam no Pré-Caju 2013

Grandes atrações do Carnaval baiano comandam esse que é o maior evento carnavalesco fora de época do mundo, entre elas a cantora Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Aviões do Forró, Eva, Thiaguinho, Psirico, Parangolé e Tomate, Cláudia Leitte, Psirico, Armandinho, Dodô e Osmar, e Maysa Reis, que de cara entrou nessa lista.

Além dos 13 blocos que desfilam regularmente na passarela da folia, o evento contou ainda com trios independentes, palcos alternativos e camarotes.

Entre os blocos anotados por nossa reportagem, contam os blocos Papelão, Prevenção, Com Amor, da Limpeza, Bora Bora, Eva, Ousadia e Alegria, As Cajuranas, Nana Banana, Cerveja e Coco, Pirraça, Caranguejo Elétrico e o Bloco Meu e Seu, o último a desfilar com a Banda Harmonia do Samba de Xanddy, o rei do pagode baiano.

 

 

Camarote Aju

O Camarote Aju, é o camarote do evento, é uma atração a parte. Nele se apresentaram diversas atrações como Chicabana, Jau e Amanda Santiago. O espaço é o mais descolado do circuito do Pré-Caju, montado no final do Corredor da Folia, perfeito para receber todos os que saem em blocos e depois vão curtir esse lugar mais que especial, preparado para oferecer o de melhor com muita música, alegria e diversão.

O Aju tem capacidade para duas mil pessoas, e conta com toda estrutura com espaço com patamar em vários níveis, boate, cyber café, bares, banheiros e a presença dos melhores DJ’s do país, além de famosos artistas nacionais. Se o Camarote Aju fosse montado em Salvador, com a estrutura e todos os serviços que oferece aos seus frequentadores, custaria, no mínimo, o dobro do preço praticado em Aracaju.

Camarotes oficiais e Estrutura

Os camarotes oficiais que são montados pela M4 Estruturas Tubulares na Passarela da Folia, são espaços para a diversão do folião que gosta de mais privacidade e melhor visibilidade dos artistas e blocos que desfilaram no evento.

A bateria desses camarotes é montada na última etapa do desfile dos blocos, e se configura na epopeia do Pré-Caju. Lá se vê a programação visual dos camarotes e toda a estrutura que cada um oferece ao seu convidado, a exemplo do camarote da Nova Schin, que montou uma estrutura de alto nível, apenas para convidados da companhia.

Nesta etapa se reúnem a imprensa, convidados, patrocinadores do evento e aqueles que podem pagar pelo conforto e segurança dos camarotes. A estrutura – distribuída em 4,3 quilômetros de extensão, dispõe de 300 camarotes ao todo, quase o dobro do ano passado, quando foram montados 160 unidades com capacidade para 20 pessoas cada.

A Ilha esquenta a folia

No Pré-Caju tudo começa de fato quando os trios pipoca e os blocos carnavalescos passam em frente ao Palco e Camarote da Ilha, que na verdade é da Rádio Ilha FM102, que completou esse ano 13 participações na folia, palco esse que tem no comando o seu idealizador, o radialista baiano, de Feira de Santana, conhecido carinhosamente por todos como Toni Xocolate, que é muito cortejado e paparicado por 101% das atrações que passam na frente do Palco Ilha.

A ideia surgiu com o objetivo de participar de forma mais ativa e festiva dentro do Pré-Caju e apresentar artistas locais. O projeto cresceu de tal forma que já faz parte da programação do evento e é uma atração a mais no trajeto da festa, muito elogiado pelos sergipanos e visitantes.

Além do palco e camarote, a Rede Ilha de Rádio transmite a festa, ao vivo, durante os quatro dias de festa, para as quatro emissoras localizadas nas cidades sergipanas de Aracaju, Estância, Propriá e Tobias Barreto, com áudio e imagem através da TV Web, envolvendo dezenas de profissionais, mostrando os melhores momentos da festa.

O Palco da Ilha

O Palco Ilha apresenta uma estrutura com som equivalente aos melhores trios que desfilam na Passarela da Folia do Pré-Caju, onde se apresentam nos quatro dias de festa diversas atrações locais e de outros estados a exemplo da Bahia. É uma disputa acirrada pelo espaço do Palco Ilha entre bandas, artistas e grupos musicais. Esse é o melhor lugar do Nordeste para lançar um novo produto musical no mercado, bem como para mostrar trabalho. Sua estrutura fica localizada no maior largo (praça) para carnavais, inclusive maior que o do Carnaval de Salvador, que é o maio do mundo e que não tem um espaço tão grande como o do Pré-Caju, onde fica o Palco Ilha.

Esse ano pode-se observar no Palco Ilha um momento de rara beleza, que foi a apresentação da Banda Marreta é Massa, com o cantor André Marreta, que tocava no palco, e outra banda local, a 5 Elementos, que chegou em um trio elétrico. Ambos tocaram juntos no palco, sendo acompanhados simultaneamente pelas duas bandas, com som vindo do trio se misturando ao som do palco. Fantástico! Por conta disso o cantor André Marreta vai levar o Troféu Castro Alves Especial de Melhor Atração de Palco do Pré-Caju 2013, representando o Palco Ilha.

Participaram da 13ª Edição do Palco Ilha as atrações Nelton Pyter, Cartas de Tarô, as duplas sertanejas João Neto e Cesinha, Almir e Elias Almir; Banda Prathiter, Marreta é Massa, Assombra, Banda Eletricaz, Forró Cintura Fina e Banda Dekola.

 

Fotos: Clóvis Dragone – Juarez Carvalho – Jefferson Peixoto

 

Deixe um Comentário