Cerimônia de entrega do Troféu Castro Alves 2013

Inicio > Troféu Castro Alves > Cerimônia de entrega do Troféu Castro Alves 2013    
19/04/2013

 

No dia 2 de abril aconteceu no Teatro SESC Casa do Comércio, a 24ª Edição do Troféu Castro Alves, o mais antigo e agora o único a premiar os Melhores do Carnaval.  

 

Com a participação popular e um corpo de jurados idôneo composto por jornalistas e radialistas, o Troféu Castro Alves, que é oferecido pela Revista EXCLUSIVA, elegeu aqueles que melhor se saíram no Carnaval 2013. Nomes como os de Pablo e Mari Antunes ficaram marcados, cada um em sua categoria, ele como destaque do Carnaval e ela como a bela aparição com o título de Cantora Revelação, talvez o mais definido dos últimos cinco anos.

E mais uma novidade foi implementada pela coordenadora da premiação, a marqueteira Viviane Nonato, a categoria “Bloco Mistura”, que agracia os blocos tipo “sem estilo”, aqueles que de tudo toca e todos se apresentam. Ano passado foi instituído o Prêmio Wilson Marques em homenagem ao empresário e técnico do Trio Rex, do Chiclete com Banana, Hour-Concour da categoria, prêmio que contempla o Melhor Técnico de som dos trios do Carnaval de Salvador bem como o Melhor Trio Elétrico, com o voto de técnicos e do próprio homenageado. Além dessas, são tradicionais e exclusivas as categorias “Hour-Concour” e “Melhor Performance”, essa última concorrem até os “fora de concurso”, como Ivete Sangalo e Bell Marques.

É bom relembrar mais uma vez que as cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury, o cantor Bell Marques, o Trio Rex, os blocos Camaleão, Filhos de Gandhi, Olodum, Yilê Aiê e As Muquiranas, as bandas Chiclete com Banana e Harmonia do Samba não participam mais porque são Hour-Concour. Muitos fãs que não conhecem a premiação ou não leem sobre a mesma costumam fazer comentários desvirtuando as regras do concurso.

A cerimônia

Tudo aconteceu em uma linda noite de terça-feira, na capital baiana, no Cine Teatro SESC Casa do Comércio, que nos brindou, de última hora, com a cortesia de suas instalações e do palco da cerimônia de entrega dessa que foi 24ª Edição do Troféu Castro Alves. O cantor Fredy Moura abriu a cerimônia cantando “Garçom”, alusivo ao tema da noite que foi “Barzinhos e botecos, onde tudo começa”, e chamou a jornalista Adriana Gramacho, que pela terceira vez consecutiva fez as honras do evento que contou com o apoio das belas jovens Maria Paula Maia e Tamara Zeppelini, com a supervisão de produção de Gustavo Lago. No apoio a produção figuraram os colaboradores Keyla Rosas, Ivani Santana, Clarice Peralva, Marci C L, Azucena Tello e Mila Sales.

Muito outros artistas também deram o ar de suas graças e cantaram. Maysa Reis, que saiu de Aracaju especialmente para a festa onde recebeu o prêmio de “Destaque do Pré-Caju”, interpretou “Dançando”, de Ivete Sangalo; Mari Antunes da Banda Babado Novo cantou “Toda Menina Baiana” de Gilberto Gil; Pablo levou o público ao delírio cantando “Casa ao Lado”, Pollyanna cantou “Largadinho” de Cláudia Leitte; Diego Moraes soltou a voz em “Homem com H”; Aila Menezes arrasou com “Não Deixe o Samba Morrer”; Xanddy e Márcio Victor cantaram juntos sucessos do pagode, Nelson Rufino veio com “Descobri Que Te Amo Demais”; Saulo Fernandes e Magary Lord “Circulou” no palco e Levi Lima com Manno Góes que receberam o prêmio de Melhor Banda para Jammil e Uma Noites, vieram “Celebrar” a festa.

Dois belos momentos marcaram a 24ª Edição do Troféu Castro Alves. Um foi quando o cantor Tatau, que acabara de botar a galera pra balançar ao som de “Ziriguidum”, música de Gileno Gomes, a premiada da noite, começou a cantarolar “Saigon”, em homenagem ao cantor Emílio Santiago, falecido recentemente. Tatau teve a ajuda de Nara Costa, a “rainha do arrocha”, que formaram um dueto improvisado, esplendidamente acompanhados, também de improviso, pela Banda Reduto do Samba, que fez a base para todos os artistas que se apresentaram no evento, o que emocionou toda a plateia do espetáculo que os aplaudiu em pé.

O segundo momento repleto de emoção, foi a participação da desembargadora Luislinda Valois, a primeira juíza afrodescendente do Brasil, que subiu ao palco para entregar o prêmio de Melhor Afoxé as Filhas de Gandhi, quando foi aplaudida por todo o público, em pé.

Diversos artistas prestigiaram e marcaram presença no Teatro do SESC, entre eles Ludmillah Anjos, Carla Perez, Jorge Taime, Bokjones, Aila Menezes, Alobened, Marcio Victor, Banda Harmonia do Samba, Ademar Furtacor, Xande (Aviões do Forró), Falcão Rapina, Ualas Andrade, Laurinha, Fredy Moura, Maysa Reis, Pollyanna, Diego Moraes, Mari Antunes, Júnior Lord, Mônica Lopes, Juan e Ravena, e o mestre Giuliano Ottaviani, o escultor da estatueta do poeta Castro Alves, oferecida aos contemplados.

Personalidades e premiados

Para receber o Troféu, alguns empresários e personalidades se fizeram presentes ao evento. Saíram de outros estados com destino a Salvador a cantora Maysa Reis, vinda de Aracajú e o empresário Marcelo Borgerth e sua esposa Christiane Borgerth, da MB Produções, proprietária do Trio Demolidor, utilizado pela cantora Ivete Sangalo, que ganhou o prêmio Wilson Marques de Melhor Trio Elétrico; Lícia Fábio, Silvia Gladys, Newton Dias, Rubinho dos Carnavais, Luís Filipe Veloso, Érica Saraiva, Dra. Patrícia Nuno, Dirceu Factum, Luís Ganem, Pietro Baddini, Caio Coroa, Osmar Gama e sua esposa Tatiana, Cira Andrade, vereador Suica, Otto Pipolo, Carlo Magnavita, Marcelo Sacramento, Uran Rodrigues, Valdir Santana, Elza Tripodi, Neném Paganelli, Lita Limlet, Aurelino Nabuco, e mais 500 convidados.

Parceiros e apoiadores

Teatro SESC casa do Comércio, Aluminium Estruturas, Loygus Camisetas, Casas Ruas, Fazenda Ouro Bahia, Tropical Arte Visual, Forum, Sommer, Colcci, Edipo Oliveira, Newton Dias, Espaço Performance, Rodrigo Mota, Hallison Costa, Programa Universo Axé, Propago Som, Programa Nordeste em Destaque CNT, Folia na Net, Deli & Cia., Império Sabor e a Nova Schin.

Relação completa vencedores e contemplados:

Categoria Melhor

Cantor – Saulo Fernandes

Cantora – Claudia Leite

Banda – Jammil e Uma Noites

Banda de Pagode – Psirico

Banda Revelação – Kart Love

Cantora Revelação – Mari Antunes (Babado Novo)

Música – Ziriguidum

Performance Feminina – Cláudia Leitte

Performance Masculina – Saulo Fernandes

Afoxé – Filhas de Gandhi

Bloco Afro – Cortejo Afro

Bloco Infantil – Happy

Bloco Mistura – Aviões Elétrico

Bloco Travestidos – As Kuviteiras

Bloco Pagode – Meu e Seu

Bloco Samba Reduto do Samba

 

Destaques

Pablo

Filhos de Jorge

Maysa Reis

 

Homenageados

Alberto Tripodi (In Memoriam)

Arnando Lessa (Político do Carnaval)

Wesley Rangel (Propulsor da Música Baiana)

Ademar Furtacor (Músico da Axé-Music)

 

Prêmio Wilson Marques

Melhor Técnico de Som – Kalunga

Melhor Trio – Demolidor (Ivete Sangalo)

 

Deixe um Comentário