Micareta de Feira vai ficar na lembrança II

Inicio > Outros Carnavais > Micareta de Feira vai ficar na lembrança II    
02/05/2013

feira

A Micareta de Feira de Santana de 2013, só veio comprovar o que vimos alertando ano após ano na Revista EXCLUSIVA. O decrescimento é flagrante, só não vê quem não quer. Assim falamos do Carnaval de Salvador, que perderia o título do recorde mundial de maior Carnaval do Mundo e de maior manifestação popular do planeta. Perdeu para o Rio de Janeiro e já está com o Carnaval do Recife na cola.

Em 2011 tivemos a oportunidade de elogiar um possível crescimento da Micareta em relação ao ano anterior, mesmo que muito tímido, após a intervenção decisiva da M4 Estruturas Tubulares, uma das maiores empresa do segmento do Brasil, especializada em eventos carnavalescos de grande porte, que montou as baterias de camarotes oficiais do circuito da festa. Ficaram um dos mais bonitos camarotes dos últimos dez anos.

Esse ano as estruturas da Micareta feirense causou espanto, uma vergonha para esse que um dia foi, além de primeira Micareta, a maior e melhor do Brasil. Vamos lutar, falar, alertar, denunciar, até que um dia ela volte a nos dar alegria e orgulho.

Sabemos que muitos jornalistas que fazem a cobertura dessa festa não podem falar o que pensam, o que veem, estão atrelados a hipocrisia dos seus patrões, a acordos políticos e verbas oriundas da Prefeitura. Mas a Revista EXCLUSIVA não tem esses problemas, é livre comercial e politicamente, seu único compromisso é com a verdade e a ética. Vamos lutar, falar, alertar, denunciar, até que um dia ela volte a nos dar alegria e orgulho.

Atrações

Porém não se pode negar que de boas atrações a Micareta estava bem servida, mesmo tendo as principais desfilado em dias “frios”, aqueles que os artistas podem “fazer negócio” com seus caches, como na quinta e na sexta feira, o caso da Banda Chiclete com Banana e Cláudia Leitte.

Mas outras grandes atrações acenderam o evento, como Psirico, Pablo e a melhor delas, a Banda Cheiro de Amor, com a cantora Alinne Rosa, que fez uma bela apresentação.

Estrutura vergonhosa

As estruturas do circuito da Micareta de Feira de 2013 foi uma vergonha para um município rico e com 600 mil habitantes. O evento e o povo mereciam muito mais. Além de mal acabadas, as estruturas foram minimizadas; o que eram duas baterias de camarotes com dois pavimentos, uma em cada lado da avenida que comporta a Micareta, reduziu-se a apenas uma bateria em um lado da via, com apenas um pavimento. A entrada se deu somente por um lado; quem vinha do lado da rodoviária, teve que andar todo o percurso, na maioria do tempo debaixo de chuva, para ter acesso aos camarotes. Lamentável.

Organização

Se as estruturas foram o que vimos, tudo de ruim, dificilmente a organização seria melhor.

É inacreditável o que vemos todos os anos na Micareta. Nos momentos em que não tem blocos carnavalescos, que afastam obrigatoriamente um trio do outro em cerca de 200 metros, no mínimo, desfilam grande quantidade desses equipamentos, a maioria de péssima qualidade; carros velhos com equipamentos ultrapassados, fazendo um barulho infernal, ensurdecedor. Ninguém pode dançar ao som do que seria música tocada nesses trios elétricos, tamanho o barulho e a proximidade um do outro que quase nunca ultrapassa os 50 metros.

Os grupos musicais então, nem se fala, verdadeiros bandos de tocadores de tambor. Não entendemos qual o critério dessas contratações e os valores pagos. É um absurdo o que se faz com o dinheiro público e com os ouvidos dos foliões que se arriscam a ir para o circuito “da porrada”, como diz o Bocão em seu programa na TV. Uma desorganização total, se quer oferecem um roteiro do desfile para que se saiba quais as atrações passarão no circuito do evento.

O pior é que os artistas passam elogiando e chamando a Micareta de “bonita e maravilhosa”. Uma cantora local, que tem um bom trabalho, parou diante do camarote da Secretaria de Comunicação da Prefeitura e bradou: “parabéns a Prefeitura Municipal de Feira de Santana por essa maravilhosa Micareta, organiza…” etc.,etc. Seria melhor passar e agradecer a sua contratação, em vez de fazer uma declaração desse tipo, que até o próprio secretário que estava ouvindo isso, sabia que ela mentia.

Mudou de prefeito, mas nada mudou na Micareta, exceto a diminuição do evento.

 

Camarotes e Imprensa

O espaço para os praticáveis de reportagem e camarotes da imprensa também encolheu. Apenas o da afiliada da TV Globo estava bem instalado e tematicamente decorado. Entretanto, talvez a única coisa que salvou um pouco a Micareta de Feira de Santana de 2013 foram os dois camarotes particulares, montados no começo do circuito, o Camarote do DJ Agenor, já tradicional da Micareta, e o Dicamarote.

O primeiro tem realmente uma superestrutura, digna dos camarotes do Carnaval da capital, contudo, como nada na Micareta de Feira é perfeito, pecou na assessoria de imprensa, muito fraca, e na organização da segurança, formada por líderes sem discernimento e sem a menor condição de fazer um bom trabalho a frente de um camarote como o DJ Agenor.

Para se ter uma idéia de como fazer um grande evento carnavalesco fora de época, veja o Pré-Caju, organizado por um grupo privado com o apoio total e fiscalização do poder público. Esse, de fato, é o maior e melhor evento carnavalesco fora de época do Brasil.

http://www.revistaexclusiva.com.br/noticias/detalhe/1945/PRE-CAJU-2013–TODO-MUNDO-JUNTO-NA-MESMA-ENERGIA.html

Deixe um Comentário