Procurador Parlamentar da Câmara pede que Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições de Dezembro

Inicio > Política, Últimas Notícias > Procurador Parlamentar da Câmara pede que Venezuela aceite observadores internacionais nas eleições de Dezembro    
30/11/2015

Pedido do deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA) foi enviado à presidente Dilma Rousseff

O Procurador Parlamentar da Câmara, deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), pediu à presidente Dilma Rousseff que interceda junto ao governo venezuelano para que autorize a ida de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as eleições legislativas do país, marcadas para seis de dezembro desse ano. O objetivo é assegurar a transparência do pleito e evitar fraudes. O requerimento contendo o pedido foi aprovado na última quarta-feira (25/11) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) da Câmara.

No documento, Cajado pede que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) dialogue com a embaixada venezuelana no Brasil para que o governo de Nicolás Maduro reconsidere a decisão de negar a ida de observadores da OEA ao país. A alegação do presidente venezuelano é de que a ida dos observadores visa abalar o sistema socialista do país.

“Num cenário tão conturbado, de crise econômica e política, é conveniente que organizações internacionais de inegável prestígio possam atuar como observadores”, declara Cajado. “Para garantir a transparência, a qualidade e a integridade do processo eleitoral venezuelano”, completa.

Um opositor ao governo de Nicolás Maduro foi morto na última quarta-feira durante um comício eleitoral no país. Até agora, apenas os observadores da UNASUL e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) foram autorizados a acompanhar as eleições venezuelanas.

2 3 1

Fonte:Bertha Pellegrino

Deixe um Comentário