Bahia tem 37 casos notificados de microcefalia, diz Ministério da Saúde

Inicio > Beleza & Saúde, Últimas Notícias > Bahia tem 37 casos notificados de microcefalia, diz Ministério da Saúde    
01/12/2015

O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar o aumento de diagnóstico na região. São 13 casos confirmados na Bahia.

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30) que a Bahia tem 37 casos notificados de microcefalia, malformação congênita caracterizada pelo crescimento anormal do cérebro de recém-nascidos. Até a terça-feira (24), o ministério havia notificado oito casos suspeitos da doença no estado.

Já a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou apenas 13 casos – dado de 11 de novembro. De acordo com a pasta, o próximo boletim com o número atualizado de casos confirmados da doença será divulgado nesta quinta-feira (3). Foram sete casos confirmados em 2014 e 15 em 2013.

No país, estão sendo investigados seis casos de mortes de crianças com microcefalia, provavelmente relacionadas ao vírus zika. No sábado, o ministério confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia, que aumentaram significativamente no país. Exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

RTEmagicC_05821088f0.jpg

Casos confirmados

Salvador é o município baiano com o maior número de casos confirmados da doença, com três registros. Outros dez municípios aparecem na lista com apenas um caso confirmado cada. São eles: Alagoinhas, Conceição do Jacuípe, Encruzilhada, Ilheús, Irajuba, Itabuna, Macaúbas, Quijingue, São Francisco do Conde e Tapeorá.

Cláudio Maierovitch destacou a importância da participação da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, o vírus Zika e a chikungunya.

“Teremos que ter uma intensificação muito grande no combate ao mosquito e com um chamamento mais intenso da sociedade pois a ela compete as ações mais intensivas. Os prefeitos devem intensificar a limpeza urbana. Estamos em uma emergência de saúde pública”, disse Cláudio Maierovitch. Ele também informou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão garantiu que os recursos emergenciais serão priorizados, para combater o mosquito.

Para o diretor, não existe mágica para acabar com o mosquito vetor. “Infelizmente, conviveremos com esse problema por mais algum tempo”, disse. Para ele, a confirmação da relação entre o vírus e a microcefalia mostram que as medidas de prevenção devem ser reforçadas. O diretor lembrou que as marcas de repelentes de inseto disponíveis no Brasil e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser usados pelas gestantes.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde,
Cláudio Maierovitch, o país tem 1.248 casos de microcefalia notificados, em 311 municípios, de 14 unidades da federação. Na Bahia, foram notificados 37 casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

O estado com maior número de casos é Pernambuco com 646 registros, sendo ainda o primeiro estado a identificar o aumento de diagnóstico de microcefalia na região. Outros 11 estados e o Distrito Federal também apresentaram registos de notificação da doença: Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantis (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

Fonte:CorreioDaBahia

Deixe um Comentário