Projeto Verão segue amanhã na Barra com aulas gratuitas de Stand Up Paddle; conheça

Inicio > Esporte, Últimas Notícias > Projeto Verão segue amanhã na Barra com aulas gratuitas de Stand Up Paddle; conheça    
11/12/2015

Todos os dias o vendedor de coco Bruno Bonfim, 35 anos, observa de cima da balaustrada do Porto da Barra o pessoal curtindo a praia, como se não houvesse amanhã. Mas, sim, haverá amanhã, dia em que ele está decidido a mudar um pouco a rotina, descer para a areia e entrar no mar para experimentar algo que também sempre vê de longe. Bruno pretende praticar stand up paddle (SUP).
“Ainda não fiz porque é caro pra mim. Mas já que vai ser de graça, vou pedir para o colega ficar aqui na barraca enquanto eu faço”, comentou Bruno. Ele vai aproveitar o Projeto Verão CORREIO, que oferece seis modalidades diferentes de esportes de forma gratuita nas orlas da Barra e de São Tomé de Paripe.
O projeto acontece aos sábados de  dezembro e janeiro, em revezamento entre as praias do Porto da Barra, São Tomé de Paripe e no Farol da Barra. Além do SUP, o público vai poder escolher entre patins, skate, windsurfe e flyboard (estes dois últimos não estarão disponíveis na Barra, porque não há vento e profundidade suficientes).
Em todas, serão oferecidos equipamentos de proteção e orientação de instrutores. O tempo médio para uso do equipamento para cada pessoa é de uma hora.  No sábado passado, o Verão CORREIO teve início na orla de Paripe. Cerca de 300 pessoas praticaram um dos esportes oferecidos.
O instrutor de stand up paddle Diego Cícero, 26, destacou a tranquilidade do mar de Paripe como um ponto positivo para a prática do esporte. “O nosso diferencial é o tamanho das pranchas, que são bem estáveis. As pessoas pegaram fácil as dicas e conseguiram se equilibrar. Mais de 40 pessoas praticaram com a gente”, contou o instrutor.
Amanhã, a Barra é quem vai receber o Verão CORREIO. E, segundo Diego, uma  vantagem do Porto é o vento fraco do lugar, o que facilita o equilíbrio sobre a prancha de longboard do SUP. Ele ainda estima que o número de participantes vai ser bem maior desta vez, devido à facilidade de acesso à Barra para a maioria da população.
A aula  tem duração de uma hora e começa na areia, onde é explicada a condição da maré e a posição do remo. A ideia é sempre entrar na água de joelhos e ficar de pé quando se sentir seguro. Os pés devem ficar paralelos e as pernas flexionadas, para dar estabilidade, e o abdômen contraído.
Não existe nenhuma restrição de tamanho ou peso para praticar o esporte. Crianças a partir de 7 anos podem participar.  O Verão CORREIO conta com o apoio institucional da prefeitura de Salvador. Frésca, Vitalmed e Boa Saúde também apoiam a iniciativa.
Calendário e praias
Amanhã: Barra
19/12  São Tomé de Paripe
26/12  Barra
9/1  Barra
16/1   São Tomé de Paripe
23/1  Barra
30/1  São Tomé de Paripe
Confira as modalidades
SUP: Além do movimento de remar sobre a prancha, o praticante treina o equilíbrio, trabalhando os membros superiores, lombar e abdômen, e também pernas
CAIAQUE: Permite ao praticante perder, em média, 320 calorias durante uma hora de treinamento. Trabalha os membros superiores
PATINS: Trabalha músculos da coxa, panturrilha, abdômen e glúteos. “Meia hora de patins pode queimar até 600 calorias. Como qualquer esporte também acaba com o estresse e trabalha a mente”, afirma o instrutor Vinícius Mota, responsável por auxiliar os participantes durante o Verão CORREIO, quando serão disponibilizados 20 pares
SKATE: Músculos da perna e abdômen são os mais exigidos. Em meia hora, dá para perder de 350 a 400 calorias. Não há restrição de idade para praticar. Serão disponibilizados 20 skates
Fonte: Correio da bahia.

Deixe um Comentário