Pelos de roedores em alimentos

Inicio > Destaque, Especial > Pelos de roedores em alimentos    
08/08/2016

pelo_de_roedores

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu no mês de julho a venda de um lote de extrato de tomate da marca Heinz, devido à presença de pelos de roedores (ratos, ratazanas e camundongos) acima do limite máximo permitido.

Já tivemos outras marcas penalizadas com o mesmo problema, como o extrato de tomate Elefante, fabricado pela Cargil, polpa de tomate da marca Predilecta e outros.

O que causa mais espanto nessas notícias é o fato de que a ANVISA permite uma certa quantidade de pelos de roedores e fragmentos de insetos em alimentos. Até 2014, a tolerância era zero para esse tipo de contaminação, porém, a partir da resolução RDC 14/2014, foram estabelecidos limites para essa falta de higiene na indústria.

Veja alguns exemplos do que é permitido por lei:

– Produtos de tomate: 10 fragmentos de pelos em 100 g de produto

– Farinha de trigo: 75 fragmentos em 50 g

– Café torrado e moído: 60 fragmentos em 25 g

– Chá de boldo: 70 fragmentos em 25 g

– Geleias de frutas: 25 fragmentos em 100 g

Quem quiser ver o documento na integra, basta acessar o link do Diário Oficial:

www.procon.sc.gov.br/images/documentos/anvisa-res14.pdf

De acordo com o Conselheiro e Ex-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), Dr. Sidnei Ferreira, a legislação sanitária não deveria tolerar nenhum resquício de insetos ou pelos de roedores, pois não poderia haver tolerância com a falta de higiene na manipulação e fabricação dos alimentos.

Os roedores são potenciais transmissores de doenças, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já catalogou mais de 200 doenças transmissíveis por roedores. Já o coordenador do Procon Assembleia, de Belo Horizonte, critica a mudança na legislação. Diz que essa resolução não deveria existir e que um consumidor que encontrar algo dentro do produto que não faz parte da sua composição, tem todo o direito de pleitear uma indenização, pois a empresa tem que prezar pela qualidade do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Será que a ANVISA vai tolerar pelos de roedores nas refeições servidas na Vila Olímpica, ou isso é só para nós, meros pagadores de impostos?

celiopezza_2014_baixa_18*Célio Pezza é colunista, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Tumba do Apóstolo. Saiba mais em www.facebook.com/celio.pezza

————————————————————————————————————————

Sobre Célio Pezza

O escritor Célio Pezza, 64 anos, iniciou a carreira de escritor em 1999, movido pela vontade de levar as pessoas a repensarem o modelo de vida atual dos seres humanos. Seus livros misturam realidade e suspense, e Celio já tem 8 livros publicados, inclusive no exterior, e é colunista colaborador de dezenas de jornais e revistas por todo o país. Saiba mais em: www.facebook.com/celio.pezza

Deixe um Comentário