Salvador vai ganhar estátua de Mahatma Gandhi

Inicio > Destaque, Especial, Últimas Notícias > Salvador vai ganhar estátua de Mahatma Gandhi    
02/11/2017

 

 

Homenagem ao líder indiano foi tratada em encontro nesta quarta-feira (1º) no Salão Nobre da Câmara

Salvador vai ganhar uma estátua do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi em meados de 2018. A informação foi confirmada pelo ministro conselheiro da Índia, Abhay Humar, durante reunião com o líder do Governo na Câmara de Salvador, vereador Henrique Carballal (PV), na manhã desta quarta-feira (1º), no Salão Nobre da Casa.

 

“A estátua será feita na Índia e embarcará de navio para o Brasil. A Prefeitura de Salvador vai receber o monumento e será responsável pela sua manutenção”, afirmou Carballal, acrescentando que o monumento será instalado Praça da Inglaterra, no Comércio.

 

De acordo com o ministro indiano, Salvador foi escolhida para receber a estátua “por ser a sede do Afoxé Filhos de Gandhy e por ter uma ligação com o estado indiano de Goa, tendo, inclusive, construções com características semelhantes às do Centro Histórico de Salvador, apesar de ter sido colonizada por ingleses”.

Segundo Carballal, há um processo de negociação para tornar Salvador e Goa cidades irmãs. O vereador falou ainda sobre a intenção de “organizar visitas de delegações de empresários de Salvador e de Goa para fomentar negócios entre as duas cidades”.

 

 

Praça da Inglaterra

 

Para que a Praça da Inglaterra receba a estátua de Gandhi, a Prefeitura de Salvador executará obras no local. De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield, serão instaladas pedras portuguesas brancas e vermelhas, “bancos bem leves” e haverá intervenções paisagísticas. “A intenção é valorizar o espaço onde ficará instalada a estátua, promovendo conforto para as pessoas que frequentarem o local”, afirmou.

 

Também presente à reunião, o presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, manifestou a felicidade do grupo com a homenagem. “Os Filhos de Gandhy levam, desde 1949 e com muito orgulho, o nome do pai da Índia para o Carnaval da Bahia e para o mundo”, disse.

Deixe um Comentário