Biblioteca Pública celebra dez anos da Turma do Xaxado

Inicio > Cultura > Biblioteca Pública celebra dez anos da Turma do Xaxado    
09/07/2009

 

Composta por personagens tipicamente brasileiros, a Turma do Xaxado, do cartunista Antônio Cedraz, é uma famosa tira de quadrinhos, publicada em jornais e revistas e que este ano completa dez anos de existência. Para celebrar o aniversário desta turma, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris) promove uma exposição comemorativa voltada para o público infanto-juvenil.

A garotada poderá conferir uma exposição cultural e pedagógica de incentivo à criação e leitura de quadrinhos e à promoção da literatura infantil nordestina. A exposição “Xaxado Itinerante” estará aberta à visitação até 31 deste mês de julho, das 8h30 às 21h, no foyer da biblioteca.

Encabeçada por Xaxado, neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião, A Turma do Xaxado é composta por vários personagens, como Zé Pequeno, que tem fama de ser preguiçoso, Marieta, que tem mania de corrigir os outros, e Capiba, que sonha em ser um cantor famoso como Luiz Gonzaga, entre outros.

No mês de maio, o local de encontro da Turma do Xaxado foi a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica), onde foi realizado, no dia 25/5, o lançamento do livro “1000 Tiras da Turma do Xaxado”, com a presença do criador da turma, o cartunista Antônio Cedraz. Além do lançamento, houve também uma exposição de histórias em quadrinhos, celebrando os dez anos de publicação da Turma.

Autor nacionalmente premiado

Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu no município de Miguel Calmon (BA). Seu primeiro contato com os quadrinhos foi durante o primário. Cedraz já criou diversos personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais soteropolitanos e de outros estados, além de revistas lançadas por editoras em todo o país. Recebeu o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Visite: http://www.xaxado.com.br/

 

Deixe um Comentário