Brasil se junta à FIFA em campanha global pela Educação

Inicio > Terceiro Setor > Brasil se junta à FIFA em campanha global pela Educação    
06/10/2009

 

O Brasil, juntamente com a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo FIFA 2010 e diversos outros países, anuncia seu apoio à Campanha 1GOAL: Education for All (Educação para Todos), uma iniciativa cuja meta é garantir que a educação chegue a todas as crianças.

Chefes de Estado, o Presidente da FIFA, Sepp Blatter, e jogadores de futebol de todo o mundo se reúnem hoje em um evento em Londres e também via satélite, para convocar fãs de futebol e militantes de campanhas de educação para se unirem à 1GOAL. Entre os líderes, estão a Rainha Rania al Abdullah, da Jordânia; o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon; o Primeiro Ministro da Austrália, Kevin Rudd; o Presidente de Ghana, Atta Mills; o Primeiro Ministro da Holanda, Balkenende, o Primeiro Ministro da Espanha, Zapatero, e o Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

A Campanha 1GOAL tem um objetivo único: garantir que 75 milhões de crianças que estão fora da escola em todo o mundo – metade delas na África – tenham acesso às salas de aula, aos professores e ao futuro que a educação proporciona. A Campanha 1GOAL convoca os fãs de futebol a aderirem à campanha em join1goal.org e dizerem aos líderes mundiais que a educação vence a pobreza. 

No evento de hoje, os chefes de estado concordaram em se dedicar no próximo ano ao avanço no financiamento da educação global, com o objetivo de fazer dela o legado da Copa do Mundo FIFA 2010. Eles se comprometeram também a fazer uma reunião na África, na véspera da Copa do Mundo FIFA 2010, para uma Cúpula sobre Educação.

“É uma grande honra para a FIFA mobilizar-se em torno da força do futebol em prol da mudança. Líderes políticos do mundo e estrelas do futebol, todos motivados pela solidariedade e por um grande desejo de ação. A Copa do Mundo FIFA 2010, a primeira a ser realizada no continente africano, representa uma oportunidade única de reunir esforços em todo o mundo para proporcionar educação e, assim, um futuro melhor para cada criança do nosso planeta.”, afirma Sepp Blatter, Presidente da FIFA. “A campanha 1GOAL deverá tornar-se o ponto de partida de compromissos concretos por parte de governos, investidores e indivíduos, todos juntos nesta iniciativa histórica”, completa Blatter.

Jogadores de todo o mundo estão unindo esforços, incluindo Rio Ferdinand, Thierry Henry, Robinho, Michael Essien, Aaron Mokoena (capitão da equipe da África do Sul), Kanu (capitão da equipe da Nigéria), Nicolas Anelka, Michel Silvestre, David James, Kolo Toure, Javier Zanetti, Ivan Cordoba, Michael Owen e Mia Hamm (capitã da equipe feminina campeã da Copa do Mundo de 1999). Campeões aposentados também se juntaram ao 1GOAL, como Marcel Desailly, George Weah e Roger Milla. A transmissão por satélite de hoje foi apresentada por uma estrela do futebol inglês, Gary Lineker. 

“As crianças de todos os países merecem a chance de uma vida melhor e queremos que nossos líderes garantam a elas a educação de que precisam para quebrar o ciclo da pobreza,” afirma o jogador de futebol Rio Ferdinand. “Os músicos lideraram muitas campanhas influentes contra a pobreza, é chegada a hora de o mundo do futebol fazer a sua parte”, completa ele. 

Além do patrocínio da FIFA, os atores Jessica Alba, Kevin Spacey e Clive Owen, os cantores Bono e Kelly Rowland e as organizações Global Campaign for Education, Comic Relief e o grupo de defesa ONE prometeram o apoio à causa.

Para mais informações e para colaborar com o projeto 1GOAL: Education for All, acesse www.join1goal.org e assine o seu nome em apoio àqueles que não podem fazê-lo.

Os patrocinadores participantes até agora são: Augustine Ahinful, Nicolas Anelka, Stephen Appiah, Anthony Baffoe, Craig Bellamy, Michael Carrick, Ivan Corduba, Marcel Desailly, Michael Essien, Rio Ferdinand, Marcus Gayle, Thierry Henry, David James, Kanu, Laryea Kingston, Gary Lineker, Aaron Mokoenna, Modric, Michael Owen, John Paintsill, Palacios, Robin van Persie, Robinho, Mikael Silvestre, Kolo Toure, Clive Tyldsley, John Utuaka, Javier Zanetti.

Junte-se ao 1GOAL em www.facebook.com/1GOAL ou acompanhe em www.twitter.com/join1goal

Sobre a Campanha 1GOAL: Education for All

1GOAL é uma nova campanha da Copa do Mundo FIFATM 2010 para garantir que todas as crianças do mundo tenham acesso à educação. As estrelas do futebol mundial e a FIFA estão por trás da Campanha 1GOAL – nesta Copa do Mundo, estamos solicitando aos fãs que participem a fim de proporcionar uma oportunidade na vida a 75 milhões de crianças. Juntos, nome por nome, podemos fazer a diferença e convocar os líderes mundiais a garantir educação para todos.

1GOAL é uma parte da iniciativa Classe de 2015, liderada pela Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação) e inclui o respaldo de instituições beneficentes importantes, sindicatos de professores, grupos religiosos, o setor privado e governos.

 

Deixe um Comentário