Câmara concede medalha Zumbi dos Palmares ao líder negro Marcos Rezende nesta quarta-feira

Inicio > Política > Câmara concede medalha Zumbi dos Palmares ao líder negro Marcos Rezende nesta quarta-feira    
10/11/2009

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara Municipal do Salvador, a pedido da vereadora Léo Kret do Brasil (PR), homenageará com a medalha Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes negros da atualidade: o militante Marcos Rezende, coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN). A cerimônia de entrega da comenda acontecerá nesta quarta-feira, 11/11, às 19h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal.

É aguardada a presença de militantes negros de vários setores da sociedade e um dos pontos altos da noite será a homenagem que a Vereadora fará ao Mestre Neguinho do Samba, criador do samba reggae.

Um pouco mais sobre Marcos Rezende

 

Membro da Coordenação Nacional de Direitos Humanos e Bacharel em História, Marcos Rezende lecionou em escolas públicas e particulares sempre buscando aproximar seus alunos da história de nossa cidade, levando-os as comunidades periféricas, lares de crianças carentes e ao Pelourinho, mostrando-os de perto a marginalidade que os rondava e a desigualdade social existente. 

A partir disso, aproximou-se do Olodum, onde a convite do Presidente João Jorge, passou a realizar trabalhos sociais com os jovens assistidos pela entidade e organizou o CDMO – Centro de Documentação e Memória do Olodum.

No Terreiro Oxumaré, no bairro da Federação, Marcos desenvolveu importantes projetos sociais com jovens da comunidade e adjacências. Depois de um tempo resolveu parar de lecionar para dedicar-se totalmente as causas sociais. Lutou e conseguiu o tombamento do terreiro em 2005, obteve o reconhecimento de vários setores da sociedade, ganhou vários prêmios e conquistou espaço na mídia para dar visibilidade aos projetos do local. Foi protagonista também de um fato que marcou a história de luta do “povo de santo” da Bahia: a demolição do  Terreiro Oyá Onipó Neto, localizado na Avenida Jorge Amado – Imbuí, no dia 27 de fevereiro de 2008, por autoridades municipais. 

Em uma manifestação pacífica – greve de fome – utilizou o seu próprio corpo para chamar a atenção das autoridades brasileiras em relação ao absurdo cometido na derrubada de um terreiro em Salvador, uma cidade tão plural religiosamente.

 

 

Serviço

 

Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares ao líder negro Marcos Rezende

Data: 11/11 (quarta-feira)

Local: Plenário Cosme de Farias (Câmara Municipal)

Hora: 19h

Informações: 3320-0430

Deixe um Comentário