Alceu Valença relembra vários momentos da carreira no terceiro dia do I Festival de Cultura Nordesti

Inicio > Outros Carnavais > Alceu Valença relembra vários momentos da carreira no terceiro dia do I Festival de Cultura Nordesti    
08/11/2010

Cubatão, 7 de novembro de 2010 – Com direito a lançamento de candidatura à presidência, o pernambucano Alceu Valença agitou o penúltimo dia do “Cubatão Danado de Bom” com os melhores momentos de sua carreira. Entusiasmado com a miscigenação do nosso país, homenageada no festival, um bem-humorado Alceu prometeu: “O conjunto de culturas é o que faz desse país o mais maravilhoso do mundo. Em 2052, serei presidente da República”.

 

No encerramento do festival, hoje, a agitação ficará por conta da aguardadíssima Banda Calypso. Grande parte dos ingressos já foi vendida, e a expectativa é que o “Cubatão Danado de Bom” receba 20 mil pessoas nesse último dia. Além de Joelma e
Chimbinha, o festival ainda trará o Grupo de Quadrilha Tia Valdelice, o Coral Zanzalá de Cubatão e muito acarajé e baião de dois num
domingo que promete ser mesmo tudo de bom.


Ontem, as atrações no Kartódromo Municipal, onde foi montada uma cidade cenográfica, com a reprodução de uma autêntica vila nordestina, começaram com o Grupo Zabelê de Cultura Popular. Formado por cerca de 20 crianças e jovens, o grupo é resultado do trabalho voluntário de Juliana Clabunde, casada com um baiano: “Sempre estudei dança, mas a dança europeia não batia comigo. Comecei a pesquisar nossas raízes e finalmente me encontrei”, recorda. O objetivo do Zabelê é trabalhar com tradições que estão se perdendo, como o maracatu, o cacuriá, o cavalo marinho e a ciranda. O mais interessante é que o ritmo ensinado é escolhido em função das origens dos alunos das oficinas, que acontecem na Vila dos Pescadores.

O público que esteve ontem no I Festival de Cultura Nordestina também se divertiu com a Orquestra de Sanfoneiros, formada por três gerações de nordestinos residentes na baixada santista. Assim que terminou o show, todos foram conferir a apresentação da Caravana do Cordel, que aconteceu em frente à área de artesanato. Liderada pelo poeta cearense Moreira de Acopiara, a caravana trouxe vários repentistas e cordelistas residentes na região metropolitana de São Paulo para mostrar seus versos aos cubatenses.

Diretamente de Pernambuco, o Grupo de Frevo de Caruaru fez carnaval em pleno novembro. Formado por 20 músicos, a maior parte juntos há 32 anos, o grupo foi fundado por João Biano. “É muito gratificante tocar num evento como esse. O povo é louco para mostrar seu trabalho, suas raízes. Eu gostaria que toda cidade tivesse uma festa como essa”, disse Biano.


O Kartódromo Municipal fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº (atrás da Prefeitura de Cubatão). O ingresso custa R$ 5,00.

Deixe um Comentário