Identidade – Com Úrsula Corona

Inicio > Especial > Identidade – Com Úrsula Corona    
18/01/2018

Identidade

“Nós podemos e devemos mostrar ao Brasil que a arte pode influenciar mudança e comportamento positivo dentro de cada um de nós. Usamos a música como ferramenta e expressão da inquestionável humanidade que existe dentro de cada brasileiro”, Úrsula Corona.

“Identidade” é um projeto independente idealizado por Úrsula Corona e Omar Marzagão, sócios da produtora carioca Sete Artes Produções. Com formato de série-documental-musical, “Identidade” reúne histórias, talentos e encontros com o objetivo de incentivar um pensamento plural em prol de um intercambio artístico, deixando um legado de bons exemplos para todas as gerações. O grande intuito é fazer um diálogo através da arte, unindo forças para um mundo melhor e mais generoso, usando como fio condutor a arte de cada um presente em cada encontro musical. Quando pronto, o projeto será exibido, além do Brasil, para todos os países da Comunidade da Língua Portuguesa, como Portugal e Cabo Verde.

O compositor Ramon Cruz uniu Úrsula ao projeto Quabales, ONG de percussão localizada na comunidade Nordeste de Amaralina, onde crianças e jovens se formam como percursionistas e são inseridas no mercado de trabalho. Outras duas faixas já gravadas para o projeto foram com Ara Ketu – que nasceu de um projeto social em PeriPeri, bairro de Salvador – e também com Saulo Fernandes. Em breve, acontecerá a gravação com o Olodum.

Desde 2012, Úrsula se divide entre Brasil e Portugal para trabalhos em telenovelas, como apresentadora e também com as diversas produções audiovisuais e cultural. Ligada à diversos projetos sociais, há 13 anos Úrsula é madrinha de quatro ONGs – o que a motivou a idealização do “Identidade”. Por causa dessa personalidade multifacetada, ano passado Úrsula recebeu uma homenagem da editora Persona, com o prémio Mulher – a mais nova a receber o prêmio.

Fazem parte do projeto as ONGs ligadas à esses artistas e outras que fazem da música como oportunidade para crianças e jovens de comunidades da Bahia:

  • Instituto Educativo e Cultural Araketu – IAK, é uma instituição criada e mantida pelo Bloco Ara Ketu, que busca complementar a educação básica de crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos com arte, música e esporte. O IAK propõe um trabalho voltado aos moradores do bairro de PeriPeri, Salvador. Devido à localização de difícil acesso, no subúrbio ferroviário de Salvador, os moradores encontram dificuldades em propor a seus filhos atividades extra-curriculares. Foi pensando em atender essas crianças e adolescentes que há 30 anos o Ara Ketu iniciou esse trabalho.
  • Coral das Crianças – Maestro Keiler Rêgo – desde 1998, o Maestro realiza o projeto sócio cultural em alguns bairros de Salvador. Além de criar uma atividade cultural para as crianças, que auxilia na inclusão social, o Coral das Crianças também é um fomentador de emoções. Fazem parte do grupo crianças e jovens entre 7 e 16 anos do Bairro da Paz. O coral realiza diversas apresentações por Salvador, sendo a mais famosa delas durante o Natal da cidade.
  • Quabales – Projeto socioeducativo cultural que acontece no Nordeste de Amaralina. Idealizado pelo Multi-instrumentista, compositor, produtos e performer Marivaldo dos Santos, o Quabales promove fusão entre a percussão baiana e a linguagem do aclamado show STOMP – um dos grupos de percussão mais importantes do mundo, que está em cartaz na Broadway há mais de 20 anos. Marivaldo é integrante. O projeto comtempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. Mas seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado.

Deixe um Comentário