Brasil é o segundo país que mais comercializa cosméticos

Inicio > Beleza & Saúde > Brasil é o segundo país que mais comercializa cosméticos    
10/12/2009

Seja para conhecer pessoas interessantes ou para conquistar um emprego, a aparência é um cartão de visitas que merece atenção. No Brasil, essa não é uma novidade. Em 2009, o País ocupa a segunda colocação no ranking de comercialização de cosméticos, ficando um posto à frente do Japão e atrás, apenas, dos Estados Unidos.

De acordo com o professor do curso de Farmácia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Cristiano Ricardo dos Santos – que também é farmacêutico e engenheiro de cosméticos –, a maior preocupação das brasileiras é com relação aos cabelos. A área de capilares representa 24% do mercado, seguida por produtos para a face (olhos e boca), o corpo, as mãos e, por último, os pés. “Com relação aos homens, há um grande temor com a queda dos cabelos, cuidados com a barba e o desejo de manter a região do abdome em forma”, conta o professor.

Para quem precisa usar maquiagens constantemente, o docente aponta que as do tipo “long lasting”­ – de longa duração – são as mais recomendadas. No entanto, problemas como irritações podem ocorrer em algumas pessoas. “O ideal é utilizar produtos hipoalergênicos, que apresentam um baixo potencial de sensibilidade. A única desvantagem é que há uma menor gama de cores. Pode-se, também, trocar a maquiagem durante o dia, pois, em alguns casos, a irritabilidade surge por conta do grande período de exposição”, explica Santos. De qualquer maneira, se a situação persistir, é necessário procurar por um médico dermatologista.

Não são apenas os cosméticos ligados à beleza instantânea que estão em alta. Pelo contrário. Com o avanço tecnológico, vários produtos inteligentes foram lançados no mercado, como os que reduzem gradativamente as olheiras, os batons de tratamento, os cremes antissinais e os hidratantes. Um cuidado a ser tomado, antes da compra, é verificar se há filtro de proteção solar na fórmula. “Quando essa informação não estiver explícita na embalagem significa que não é garantida pela empresa fabricante. Por isso, o ideal é utilizar um produto que ofereça essa proteção solar antes da maquiagem, lembrando-se sempre de que é recomendada a reaplicação a cada duas ou três horas”, alerta o professor.

Retirar da pele todos os resíduos do dia – como a poluição e a maquiagem – é extremamente importante para mantê-la limpa. O uso de espuma ou de gel de limpeza pode ser uma alternativa. “Para ter uma pele bonita, hidratada e nutrida são necessárias a utilização de cosméticos com essa finalidade e uma alimentação equilibrada, com a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. Dessa maneira, a maquiagem será utilizada apenas para ressaltar a beleza”, finaliza Santos.

Deixe um Comentário