Câmara homenageia 25 anos do Projeto Axé

Inicio > Cidade, Últimas Notícias > Câmara homenageia 25 anos do Projeto Axé    
27/08/2015

Sessão especial requerida pela vereadora Aladilce Souza acontece na próxima quinta-feira (27), às 9h.

A Câmara Municipal de Salvador vai promover uma sessão especial para homenagear o Projeto Axé. A instituição completa 25 anos neste mês de agosto. A solenidade em comemoração ao jubileu de prata do projeto que desenvolve atividades com crianças e adolescentes socialmente excluídos acontece na próxima quinta-feira (27), às 9h, no Plenário Cosme de Farias.

A sessão foi requerida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “Esta é uma homenagem muito justa, pois o Projeto Axé tem sido responsável pela formação de muitas crianças de Salvador. É preciso evidenciar esse trabalho que dá esperança e ferramentas para o futuro dos nossos jovens”, afirmou Aladilce.

O Projeto Axé foi criado pelo italiano Cesare de Florio La Rocca. A instituição atua na área da educação, “arteducação” e defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com base na vivência da instituição, La Rocca cunhou, nos anos 90, o conceito de arteducação, que consiste na ideia de que a arte não é um instrumento para atingir a educação, mas a própria educação em si.

Educação

Desde que o Projeto Axé foi fundado, cerca de 20 mil educandos de 4 a 25 anos que viviam em situação de rua passaram pela instituição e mais de 80% deles deixaram as ruas. O trabalho do Projeto Axé começa fora da instituição, na rua. Na primeira fase, o educador identifica crianças e adolescentes que vivem naquele local, observa o ambiente, penetra em seu cotidiano e inicia a construção de um vínculo com os meninos e meninas.

Na segunda fase, o educador de rua, ao estabelecer uma relação de maior confiança e conhecimento com o educando, ajuda a criança e o adolescente a pensar um projeto de vida que possibilite reverter sua situação. Neste momento, o educador também faz uma aproximação e um trabalho com as famílias.

Por fim, na última fase, a criança busca consolidar o seu projeto de vida frequentando as atividades oferecidas na organização.

As atividades do Projeto Axé são divididas em quatro áreas: música (instrumental e canto); artes visuais (estampa e moda); dança (balé, dança contemporânea, afro e regional) e capoeira. Em todas as categorias existem turmas de iniciantes, alunos intermediários e em estágio profissionalizante (acima de 15 anos).

Além das atividades de arte com crianças e adolescentes, o Axé fornece assessoria jurídica para a garantia dos direitos desses indivíduos.

img

 

Fonte: Site Oficial da Câmera Municipal de Salvador

Deixe um Comentário