Sexualidade, HIV e racismo são temas de mostra de filmes da IV Semana da Diversidade

Inicio > Comportamento, Últimas Notícias > Sexualidade, HIV e racismo são temas de mostra de filmes da IV Semana da Diversidade    
02/09/2015

Evento é organizado pelo GGB e faz parte de programação de semana que culmina com a Parada Gay.

A Sala Alexandre Robatto nos Barris recebe nos dias 11 e 12 de setembro, a partir das 18h, com entrada franca, a III Mostra de Filmes da Diversidade Cultural LGBT, evento organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). A mostra faz parte da programação da IV Semana da Diversidade, que acontece na capital baiana no período de 6 e segue até o dia 13 culminando com a realização da 14ª Parada Gay da Bahia, uma semana inteira de atividades culturais, seminários e feira de negócios.

Para falar sobre humor e informação “fora do armário” o GGB convidou os produtores Felipe Abe e Nelson Shiep, de São Paulo, idealizadores do site Põe na Roda, hoje considerado um dos canais de humor e informação de maior destaque no Youtube. Serão exibidos os doze vídeos considerados de maior sucesso do canal, incluindo o “Não é por ser gay, produção do ano passado que bateu a cifra de 1,6 milhões de acessos. Trata-se de um vídeo de 1.59min no qual gays respondem estereótipos, considerados negativos em relação à população em geral. Fazem parte do debate o professor da Facom/Ufba Maurício Tavares e Genilson Coutinho, produtor do site Dois Terços. “É preciso estimular canais como este que oferece grátis informações corretas para mudar comportamentos retrógrados e viver melhor, fora do armário”, diz Marcelo Cerqueira.

Já no segundo dia da mostra o tema será focado na questão do racismo. A mostra é parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e apresenta o filme The New Black, de Yoruba Richen. The New Black é um documentário que narra a história de como a comunidade afro-americana está enfrentando questões relativas aos direitos LGBT à luz do movimento pelo casamento igualitário e da luta pelos direitos civis. Após a exibição acontecerá um debate com Ivete Sacramento (Semur), o professor Dr. Osmundo Pinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Beata Angelica (Adida de Educação e Cultura do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro).

As opções de cinema são diversificadas e para todos os gostos. O Goethe-Institut/ICBA preparou uma seleção de quatro longas-metragens para celebrar a diversidade que serão exibidos nos dias 8 e 9 de setembro, a partir das 18h, também com entrada franca.

RTEmagicC_ffebbe99ce.jpg

Confira a programação:

Sala Alexandre Robatto.
Rua General Labatut, 27 – Barris , Centro. Entrada franca.

SEXTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO

Sessões às 18h e às 21h30

Palestra e mostra de filmes da diversidade: Canal Põe na Roda / SP.

Sala Alexandre Robatto, Rua General Labatut, 27 – Barris , Centro. Entrada franca.

18h – Palestra interativa. Humor e informação fora do armário.

Maurício Taváres (FACOM-UFBA), Genilson Coutinho (Site Dois Terços) e os convidados: Felipe Abe e Nelson Shiep (SP) idealizadores do Põe na Roda hoje considerado o canal de humor e informação de maior destaque no Youtube.

19h Mostra Põe na Roda “humor e informação fora do armário”.

Heterossexuais Perguntam. Gays respondem. “ Você acha que já nasceu gay oi virou gay ao longo de sua vida”. Põe na roda, 2014, vídeo 5.18min. (PC Siqueira, André Vasco, Jacaré Banguela, Pedro Lemos, Rodrigo Capella).

Não é por ser lésbica. Põe na roda, vídeo, 2.19min, 2014. Lésbicas respondem os principais estereótipos negativos que as pessoas têm em relação a elas, tipo não é porque sou lésbica que não use maquiagem.

Não é por ser gay, que necessariamente… Põe na roda, Vídeo, 1.59min, 2014. Vídeo que atingiu a marca de 1 milhão de acessos desconstrói estereótipos relacionados aos gays.

Palavra do Senhor. Põe na roda, vídeo, 4,58min, 2014. Vídeo trata de forma humorada das proibições usadas por religiosos em relação aos LGBTs e outros.

Goy. Põe na roda, vídeo, 3,57min, 2014. Um filho revela a sua mãe que é goy e não gay.

Não basta só ser pai. Põe na roda, vídeo, 12.25min, 2014. Pais contam como é ser pai de um filho gay.

E fora do armário?. Põe na roda, vídeo, 9.42min, 2014. Gays contam de forma humorada o processo de assumir-se.

Os Nossos Filhos. Põe na roda, vídeo, 15.53min, 2014. Gays e lésbias relatam a questão de ter filhos nas famílias homoafetivas.

HIV hoje. Põe na roda, vídeo, 14.56min, 2014. Especialista como Dráuzio Varela e outros relatam as formas de prevenção e alertam para o crescimento da doença.

Transexuais e Travestis Respondem – Pt. 1 (Nome / Banheiro Público / Direitos / Lado bom). Põe na roda, vídeo, 16.14min, 2015. Depoimentos de travestis e transexuais sobre uso dos espaços tradicionais do feminino.

E se fosse com você? Põe na roda, vídeo, 6,26min, 2014. LGBTs que já foram vitimas de violência respondem por que criminalizar a homofobia no Brasil.

Heterossexuais Respondem (Divas Pop / Ativo ou Passivo? / Homofobia). 9,59min, vídeo, 2015. Hetéros respondem o que pensam sobre os gays com base nos temas acima.

6 Maneiras de contar pra família que você é gay. Põe na roda, vídeo, 4,53min, 2014. No café um jovem resolve contar para família que é gay.

Sábado 12 DE SETEMBRO

Sessão 18h – 19h20 – The New Black, de Yoruba Richen. EUA, legendado, 2013, 80min,16 anos.

Mostra ICBA

TERÇA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO

18h e 20h

Mostra de Cinema Alemão

Goethe-Institut/ICBA, Avenida sete de Setembro, 1809, Vitória – Salvador-Bahia.

Dentro da vasta programação da IV Semana da Diversidade o Goethe-Institut mostrará os seguintes longa-metragens alemães recentes:

18h: Acima do Peso (Dicke Mädchen) Direção: Axel Ranisch, colorido, 76 min, 2011

20h: Três (Drei) Direção: Tom Tykwer, colorido, 119 min., 2009-11

QUARTA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO

18h e 20h

Mostra de Cinema Alemão

Goethe-Institut/ICBA, Avenida sete de Setembro, 1809, Vitória – Salvador-Bahia.

Dentro da vasta programação da IV Semana da Diversidade o Goethe-Institut mostrará os seguintes longa-metragens alemães recentes:

18h: Me Sinto Disco (Ich fühl mich Disco)

Regie: Axel Ranisch, Farbe, 95 Min., 2012/13

20h: Sascha

Direção: Dennis Todorović, colorido, 101 min., 2009/10.

Fonte:CorreioDaBahia

Deixe um Comentário