40 anos do Olodum com Jau e Adrão Negro

Inicio > Carnaval, Cultura, Destaque, Eventos, Últimas Notícias > 40 anos do Olodum com Jau e Adrão Negro    
27/04/2019

Por Thiago di Fiori

Evento acontece neste domingo na Praça Tereza Batista

Os 40 anos de Samba Reggae e Cidadania do Olodum serão comemorados neste domingo, dia 28, a partir das 14 horas, na Praça Tereza BatistaPelourinho. Como aniversário não acontece sem convidados, para o show Festa de Aniversário “Olodum 40 Anos & Convidados” foram convidados Jau (ex-vocalista da banda) e Adão Negro. O show também marca o lançamento do tema de 2020 do Bloco.

Antes, no dia do aniversário, 25, quinta-feira, o Olodum apresenta as campanhas Paz Absoluta e 28 Anos da Casa do Olodum. Ás 14 horas haverá um desfile cívico da banda e escola Olodum pelas ruas do Pelourinho, culminando com a projeção de áudio visual da nova TV Olodum e coquetel de encerramento.

Na segunda-feira, dia 29, às 10 horas, haverá uma colocação da Placa de Homenagem aos Coordenadores e Professores da Escola Olodum. Na ocasião, no CDMO – Centro de Documentação Digital e Memória Olodum – Rua das Laranjeiras, 24, térreo – Pelourinho estará presente o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha.

História – O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.

A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental – SOF.

O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.

 

Olodum celebra 40 anos 

ATRAÇÕES:  Banda Olodum e convidados
LOCAL: Praça Tereza Batista
ENDEREÇO: Rua Gregório de Matos, 6 – Pelourinho
Censura 10 anos
Dia 28 de abril (domingo)
HORÁRIO: 14h às 18h
Vendas no Local
VALOR: R$50,00 (meia promocional)
INFORMAÇÕES: (71) 3321-5010/4154

 

Crédito das Fotos

Olodum (Crédito de Thiago di Fiori)

Adão Negro (Crédito – Vinícius Moreira de Souza)
Jau (Sercio Freitas)

Deixe um Comentário