Adeus ao “Camaleão”! David Bowie morre, aos 69 anos

Inicio > Cultura, Últimas Notícias > Adeus ao “Camaleão”! David Bowie morre, aos 69 anos    
11/01/2016

O cantor David Bowie, um dos mais versáteis e inovadores nomes do rock e do pop desde os anos 1970 e autor de clássicos como “Starman” e “Space Oddity”, morreu neste domingo (10), aos 69 anos, após lutar 18 meses contra um câncer.
“David Bowie morreu hoje, pacificamente, cercado por sua família após uma luta corajosa de 18 meses contra o câncer. Ainda que muitos de vocês compartilhem nossa dor, pedimos que respeitem a privacidade da família neste período de luto”, informou um comunicado divulgado por volta das 5h desta segunda-feira (11) na página oficial do cantor no Facebook.
A morte de Bowie acontece apenas dois dias após o lançamento de seu mais recente álbum, “Blackstar”, divulgado na última sexta-feira, quando também comemorou seu aniversário de 69 anos.
Durante anos houve nos círculos musicais rumores sobre a saúde do cantor, muito reservado com sua vida pessoal e que fazia poucas aparições públicas. Seu último show havia sido uma atuação com fins beneficentes em Nova York em 2006.
Com tom por vezes fantasmagórico, Bowie canta nas entrelinhas sobre vida e morte, reminiscências e visões e o universo bélico e espiritual. Como de praxe nos últimos anos, o cantor não deu entrevistas, nem divulgou informações sobre as letras. Segundo o saxofonista Donny McCaaslin, que acompanhou Bowie na gravação do disco,”Blackstar”, faixa de dez minutos que dá nome ao trabalho, a música é uma referência ao Estado Islâmico.
Na semana passada, Bowie havia lançado o clipe de “Lazarus” (veja abaixo), um inquietante vídeo de quatro minutos de duração em que aparece com os olhos vendados, levitando na cama de um hospital psiquiátrico. O tema é baseado em uma peça de teatro que estreou recentemente no circuito off-Broadway, em Nova York.
Conhecido por fãs e críticos como “o camaleão” do pop, Bowie começou a tocar em bandas em 1962, aos 15 anos, mas só chegou ao estrelato em 1972, com “Space Oddity”, seu primeiro grande hit. Logo depois, adotou um visual andrógino para se apresentar como o alter ego Ziggy Startdust.
Em 2013, o Museu Victoria & Albert de Londres dedicou a Bowie, que durante sua carreira também foi ator, uma exposição que foi uma das mais bem-sucedidas de sua história. A mostra veio logo em seguida a São Paulo e bateu recordes de público.
Nascido no bairro londrino de Brixton em 1947, o músico foi casado duas vezes, e teve dois filhos, entre eles o cineasta Duncan Jones.
Fonte: Aratu Online.

Deixe um Comentário