Jornada de Dança da Bahia chega ao oitavo ano e se consolida como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança no estado

Inicio > Cultura, Dança > Jornada de Dança da Bahia chega ao oitavo ano e se consolida como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança no estado    
07/11/2016

lori-belilove   reflexa-cabala-foto-por-ives-padilha-1musevi-foto-por-dayse-cardoso

O evento, que promete uma edição com muitas novidades, destaca nomes como Lori Belilove, Holly Cavrell e Ângelo Madureira

A Jornada de Dança da Bahia celebra, em 2016, a oitava edição de sua história. Explorando o tema “A mesma dança não pode pertencer a duas pessoas”, o evento, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a coordenação da dançarina Fátima Suarez, será realizado entre os dias 12 e 17 de novembro, no Espaço Xisto Bahia, no Palacete das Artes e no Teatro Castro Alves, além de uma vivência no Cerimonial Loreto (Ilha dos Frades). Convidados da Bahia, de outros estados e também de outros países compõem uma programação, quase toda gratuita, de espetáculos, atividades formativas e interação para artistas, professores, estudantes, crianças e todos os públicos da dança da Bahia.

Grandes nomes do campo estão confirmados, como as norte-americanas Lori Belilove, dançarina e diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation, e Holly Cavrell, doutora em Artes pela Unicamp, residente no Brasil desde 1989 e fundadora da premiada Cia. Domínio Público, bem como o pernambucano Ângelo Madureira, de tradicional família de artistas, com longa e reconhecida carreira nacional e internacional.

“Quando trazemos à tona a questão de que ‘a mesma dança não pode pertencer a duas pessoas’, estamos falando de individualidades. Cada um tem sua música interna e a música, como a dança, é sinestésica: é sentida em cores, sabores e memórias”, reflete Fátima Suarez, que é graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializada em dança moderna e coreografia na London Contemporary Dance School, na Inglaterra, e na Isadora Duncan Dance Foundation, em Nova York. “Acredito que esta oitava edição da Jornada acontece em um momento em que precisamos estar cada vez mais atentos e comprometidos com um futuro mais promissor para a educação e a dança em nosso país. Vamos buscar as nossas singularidades sem esquecer que precisamos dos outros para perceber as nossas diferenças, desconstruir modelos e reinventar a nossa dança”, conclui.

Neste clima de erupção sonora e de movimentos íntimos e coletivos, a VIII Jornada de Dança da Bahia reúne trabalhos que interligam de maneira potente a cena e o som. A intenção é difundir múltiplas técnicas de dança para experimentação do corpo e suas possibilidades de expressão, estimulando uma sensibilidade crítica que instiga o aprimoramento.

Além da mostra artística e das atividades formativas, a Jornada promove o IV Fórum de Educadores de Dança, com o objetivo específico de oferecer reciclagem a professores de dança. Sessenta profissionais de diversas origens, selecionados em inscrições públicas e por meio de variadas audições, participam desta ação, que é integralmente gratuita e se volta à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil.

Tudo isto se desenrola ao redor dos ideais e da filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927), considerada a mãe da dança moderna. Este traço, uma das marcas mais importantes da Jornada, se revela em diversos aspectos técnicos e conceituais, permeando toda a programação.

A VIII Jornada de Dança da Bahia tem patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e da Termonorte, por meio da Lei Rouanet. O IV Fórum de Educadores de Dança é uma ação patrocinada pelo programa O Boticário na Dança, igualmente via Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO – A grade de atrações agrega três contextos interligados: a programação artística, que apresenta espetáculos com artistas locais, de outros estados e países, numa mostra de produções de dança moderna e contemporânea; a programação educativa, com oficinas e workshops de diversas temáticas e para diferentes públicos; e o Fórum de Educadores de Dança, ação voltada à reflexão sobre o ensino da dança na Bahia e no Brasil, em sua quarta edição.

Tudo começa na tarde do dia 12, no Palacete das Artes, às 16h, com o “INVente EXperimente”, que apresenta cenas protagonizadas por bailarinos e novos talentos identificados em audições públicas. Com representantes do interior e da capital da Bahia – tanto de seu centro quanto de suas periferias –, o INVEX revela novas faces da dança baiana, abrindo espaço para experimentações e descobertas.

Também no Palacete das Artes, no domingo, 13 de novembro, às 17h, tem a performance de dança contemporânea “Feitocal”, de Rita Aquino e Felipe de Assis (BA). Em seguida, às 18h, pela primeira vez, o evento tem em sua programação um show musical, mas de estímulo sensorial amplo e voltado ao público infanto-juvenil, com o grupo Canela Fina. Neste mesmo dia, aliás, das 15h às 17h, duas oficinas de prática recreativa e corpórea estarão à disposição dos pequenos: “Instabilidade poética”, com Clara Trigo, de desafios motores e de equilíbrio, e “Dragão Voador”, de Beto Carvalho, com técnicas de dança e de circo.

Nos dias 15 e 16 de novembro, a programação artística da Jornada de Dança se instala no Espaço Xisto Bahia para duas noites com seis espetáculos: na terça-feira, estarão em cartaz “Musevi”, da Katharsis Cia. de Dança (BA); o inédito “Outras Dinâmicas”, estreia do Balé Jovem de Salvador (BA); e “Delírio”, de Ângelo Madureira (SP). Na quarta-feira, será vez de “Gaudério”, da Cia. Matheus Brusa (RS); “PSDB”, do Balé Jovem de Salvador e Jorge Silva (BA); e “Afro-Urbania”, do iNsight (BA).

Encerrando a programação, em 17 de novembro, a Escola Contemporânea de Dança apresenta seu espetáculo anual, sob direção de Fátima Suarez e com participação de músicos do Neojiba. A montagem tem como tema “música” e suas várias formas de conexão com o corpo e terá duas intervenções especiais: o dueto “Noturno”, de Isadora Duncan, dançado por Lori Belilove e Fátima Suarez, e “Rosas do Sul”, da Contemporânea Ensemble, que estreia sua mais nova remontagem coreográfica sobre a obra de Isadora.

Completando a lista de oficinas e workshops, haverá atividades com Lori Belilove – um workshop para profissionais e uma oficina para crianças – e com Matheus Brusa, cujas inscrições podem ser feitas no site da Jornada (www.jornadadedanca.com.br).

 

FÓRUM DE EDUCADORES DE DANÇA – Pelo quarto ano consecutivo, de 13 a 16 de novembro, a Jornada de Dança da Bahia inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, que realiza um intercâmbio de experiências vividas em diferentes contextos, mas conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Na grade de trabalho, estão oficinas, bate-papos e um dia inteiro de vivências no Cerimonial Loreto, na Ilha dos Frades – onde haverá também uma apresentação exclusiva da montagem “Da Casa”, em que grupos e artistas independentes que trabalham e residem na Escola Contemporânea de Dança mostram suas mais novas criações. Neste ano, 12 profissionais convidados compartilham seus conhecimentos: Ângelo Madureira (SP), Edith Meric (FR), Fátima Suarez (BA), Flor Violeta (BA), Gisela Tapioca (BA), Holly Cavrell (EUA/SP), Ivete Ramos (BA), Lia Robatto (BA), Lori Belilove (EUA), Matheus Brusa (RS), Rita Aquino (BA) e Verônica Fonseca (BA). As 60 vagas do Fórum já foram ocupadas, mas os bate-papos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

 

VIII JORNADA DE DANÇA DA BAHIA

Quando: 12 a 17 de novembro

Onde: Espaço Xisto Bahia, Palacete das Artes, Teatro Castro Alves e Cerimonial Loreto

Apoio: Hotel Bahia do Sol/ Mídia Bus/ Espaço Xisto Bahia/ Palacete das Artes/ Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/ Balé Teatro Castro Alves/ Teatro Castro Alves/ Fundação Cultural do Estado da Bahia/ Secretaria de Cultura da Bahia/ Governo da Bahia

Produção Executiva: Cambuí Produções

Produção: Dimenti

Patrocínio: Termonorte/ O Boticário na Dança

Realização: Escola Contemporânea de Dança/ Ministério da Cultura

www.jornadadedanca.com.br

 

4º FÓRUM DE EDUCADORES DE DANÇA

13/11 (dom) | 9h às 12h | Teatro Castro Alves | Para inscritos; inscrições encerradas

Oficina com Verônica Fonseca (BA)

14/11 (seg) | 9h às 17h | Cerimonial Loreto | Para inscritos; inscrições encerradas

Experiência Natural, com Edith Meric (FR), Lori Belilove (EUA) e Fátima Suarez (BA) + Espetáculo “Da Casa”, da Contemporânea Ensemble (BA) e convidados

15/11 (ter) | 9h às 12h | Teatro Castro Alves | Para inscritos; inscrições encerradas

Oficina com Ângelo Madureira (SP)

15/11 (ter) | 15h às 19h | Palacete das Artes | Aberto ao público; gratuito

Bate-papo: “Dança e Educação: Experiências que fazem a diferença”, com Flor Violeta (BA), Ivete Ramos (BA) e Matheus Brusa (RS). Mediação: Gisela Tapioca (BA)

16/11 (qua) | 9h às 12h | Teatro Castro Alves | Para inscritos; inscrições encerradas

Oficina com Holly Cavrell (SP)

16/11 (qua) | 15h às 19h | Palacete das Artes | Aberto ao público; gratuito

Bate-papo: “Dança e História: Dando corpo à História”, com Holly Cavrell (SP), Fátima Suarez (BA) e Lia Robatto (BA). Mediação: Rita Aquino (BA)

 

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Para dançarinos de nível intermediário a avançado

15/11 a 17/11 (ter a qui) | 9h às 12h | Teatro Castro Alves | R$ 200,00

Workshop de Dança Moderna na Técnica de Isadora Duncan, com Lori Belilove (EUA)

Inscrições em www.jornadadedanca.com.br

17/11 (qui) | 9h às 12h | Teatro Castro Alves | Gratuito

Oficina Gaudério, com Matheus Brusa (RS)

Inscrições em www.jornadadedanca.com.br

Infanto-juvenil

13/11 (dom) | 15h às 17h | Palacete das Artes | Sem necessidade de inscrição prévia; gratuito

Oficina Instabilidade Poética, com Clara Trigo (BA)

13/11 (dom) | 15h às 17h | Palacete das Artes | Sem necessidade de inscrição prévia; gratuito

Oficina Dragão Voador, com Beto Carvalho (BA)

16/11 (qua) | 15h às 16h30 | Escola de Dança da FUNCEB | Para alunos da Escola de Dança da FUNCEB

– Oficina de Dança Moderna para Crianças, com Lori Belilove (EUA)

 

MOSTRA ARTÍSTICA

12/11 (sáb) | 16h | Palacete das Artes | Gratuito

INVente Experimente – artistas da capital e interior da Bahia

13/11 (dom) | 17h | Palacete das Artes | Gratuito

Feitocal – Rita Aquino e Felipe de Assis (BA)

13/11 (dom) | 18h | Palacete das Artes | Gratuito

Grupo Canela Fina (BA)

15/11 (ter) | 15h | Palacete das Artes | Gratuito

Dueto ao Vento – Mantra Cia. de Dança (BA)

15/11 (ter) | 20h | Espaço Xisto Bahia | Gratuito

Musevi – Katharsis Cia. de Dança (BA) + Outras Dinâmicas – Balé Jovem de Salvador (BA) + Delírio – Ângelo Madureira (SP)

16/11 (qua) | 15h | Palacete das Artes | Gratuito

Reflexa Cabala – Balé Jovem de Salvador + Lia Robatto (BA)

16/11 (qua) | 20h | Espaço Xisto Bahia | Gratuito

Gaudério – Cia. Matheus Brusa (RS) + PSDB – Balé Jovem de Salvador + Jorge Silva (BA) + Afro-Urbania – iNsight (BA)

17/11 (qui) | 20h | Teatro Castro Alves | R$ 60 e R$ 30 (Filas A a P) e R$ 40 e R$ 20 (Filas Q a Z11)

Noturno – Lori Belilove (EUA) e Fátima Suarez (BA) + Rosas do Sul – Contemporânea Ensemble (BA) + Paisagem Sonora – Escola Contemporânea de Dança (BA)

 

Assessoria de Imprensa: 

Pipa Comunicação Integrada – 3264-0006

Pietro Raña – 99974-6182

Christiane Midlej – 99102-1273

Deixe um Comentário