A Bússola da Felicidade

Inicio > Literatura > A Bússola da Felicidade    
13/05/2010

Romance de Tammy Kling e John Spencer Ellis narra a história de um homem que, após uma tragédia, embarca numa jornada a fim de descobrir mais de si mesmo e do seu destino. 
A bússola da felicidade, que chega às livrarias pela Ediouro, é um romance sobre uma vida em transformação que guia o leitor por uma viagem rumo ao autoconhecimento. Escrito por Tammy Kling e John Spencer Ellis, a obra parte da premissa de que deixamos de ser os mesmos quando entramos em contato com novas ideias, lugares, situações ou pessoas: evoluímos e nos transformamos a partir de toda e qualquer experiência. “Às vezes você precisa desistir da vida que planejou e abrir espaço para a vida à sua frente”, escrevem.
Assim como Dante, autor/personagem de A Divina Comédia, Jonathan Taylor também está em busca de uma direção na vida. Ao perder tragicamente sua esposa e sua filha em um acidente de carro, ele embarca numa jornada pessoal de luto, buscando um isolamento do mundo em paisagens áridas e inóspitas que remetem ao seu estado de espírito. Em suas andanças pelos Estados Unidos, Jonathan acaba esbarrando com pessoas como Marilyn, psicóloga em estado terminal que abandonou tudo a fim de realizar o antigo sonho de fotografar o deserto, e Peter, executivo milionário que trocou sua cobertura na cidade grande por um estilo de vida simples, indo morar em uma pacata e rústica cabana nas montanhas.
Esses encontros o ajudam a compreender melhor os mecanismos da vida e a si mesmo. A partir dessas lições, Jonathan começa a transformar a sua dor em superação. “Procurei imaginar se havia algum jeito de mudar a minha forma de pensar, de reprogramar meu cérebro para ver os momentos dos últimos cem dias de forma inteiramente diferente. Se eu pudesse dirigir por aquele cruzamento só mais uma vez e não sentir nada — em vez de vê-las desmaiadas na estrada, aquele último suspiro… talvez a minha vida pudesse mudar, talvez eu pudesse voltar ao passado, retornar ao antigo emprego, voltar para casa, reencontrar os amigos e agir como se a vida fosse apenas uma série de altos e baixos, de picos e vales. Talvez eu pudesse atravessar o vale, casar novamente. Ser como as outras pessoas da sociedade, tão boas em reencarnação e em adotar segundas vidas. Eu poderia ter uma vida completamente nova, um novo filho, e justificar isso dizendo não existem acidentes e chegar à compreensão de que nada acontece por o acaso. Poderia me sentir como se fosse destinado a ser essa nova pessoa, a trazer uma nova vida para este mundo. Ignorar o fato de a minha primeira família ter existido e ter sido dizimada em um único momento.”
A bússola da felicidade é um convite a enxergarmos as circunstâncias de nossas vidas por outro ângulo, sob outro aspecto. Kling e Ellis mostram que o poder da mudança está ao alcance de todos, e que até mesmo as pequenas nuances cotidianas que geralmente passam despercebidas por nós se encaixam a um propósito maior. Nas palavras de T. Harv Eker, autor do sucesso Os segredos da mente milionária, A bússola da felicidade é “um livro tocante, que o transportará do lugar em que está agora para onde você realmente quer estar.”

Deixe um Comentário