Bahia: franqueadoras apresentam seus planos de expansão para o Estado

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02/10/2009

 

O Nordeste brasileiro é um bom mercado para a expansão de marcas franqueadoras. Essa é a opinião de redes como Água Doce Cachaçaria, Bit Company, Lig-Lig, Quality Lavanderia e Restaura Jeans, todas elas com interesse nos estados que compõem essa região. “Além das capitais, há importantíssimas cidades nas quais franqueados podem obter muito sucesso”, diz o consultor especializado em franchising Wagner D´Almeida, da Global Franchise. 

D´Almeida explica que o mercado nordestino tem um grande potencial de consumo, desde que sejam respeitadas características locais, como hábitos alimentares, moda, clima e outras variáveis presentes na região. “É preciso adaptar os produtos e até os serviços ao gosto do público que, no Nordeste, varia de estado para estado. O que faz sucesso em Salvador, por exemplo, pode não causar qualquer impacto em Fortaleza. Por isso, é preciso oferecer produtos e serviços adequados a cada localidade”. 

Algumas empresas, como a Bit Company, já desenvolveram pesquisas no Nordeste e conhecem bem o público da região. “Como o nosso negócio é preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho, enxergamos o Nordeste com um forte potencial para consumir nossos serviços. Recentemente, o IBGE divulgou que as classes D e E têm conseguido significativa melhora no seu padrão de vida e isso vem diretamente contribuir com o nosso negócio também, porque cursos profissionalizantes têm excelente resultado em localidades que precisam de conhecimento para o mercado de trabalho”, comenta Luiz Fernando Magnabosco, Superintendente.

Outras empresas, como a Água Doce Cachaçaria, apostam tanto nos estados nordestinos que concederam uma máster-franquia para que investidores locais pudessem desenvolver a marca localmente. “Nossa franqueada de Maceió está trabalhando para inaugurar dez cachaçarias nos próximos três anos. Além da prospecção de novos franqueados, ela está apta a treiná-los e a oferecer suporte permanente para o bom desempenho dos restaurantes”, informa Júlio Bertolucci, Gerente de Expansão. 

Conheça as redes que querem expandir-se ou iniciar atividades na Bahia: 

Água Doce Cachaçaria – Especializada em comidas e bebidas típicas do Brasil, a Água Doce Cachaçaria contabiliza mais de 100 unidades em onze Estados, além do Distrito Federal. No Nordeste, a marca está presente apenas em Salvador (BA) e Maceió (AL), com grande potencial para expansão nas capitais e em cidades com mais de 100 mil habitantes. “Nosso restaurante tem excelente aceitação pelo público nordestino, que gosta de mesa farta e bebida de qualidade superior”, explica Carmela Aronica, máster-franqueada. 

Investidores interessados em abrir uma unidade da Água Doce Cachaçaria devem dispor, em média, de R$ 400 mil reais. Para estados nordestinos, a Água Doce Cachaçaria tem um benefício extra: o parcelamento de 50% da taxa de franquia. “É uma maneira a mais de facilitar a abertura de restaurantes”, diz a máster-franqueada.

 

Bit Company – Há quase vinte anos no mercado, a BIT Company é uma rede que virou grife quando o assunto é qualificação em informática, profissional e idiomas. A rede oferece mais de 60 cursos de formação e conta com metodologia própria baseada no construtivismo. 

O franqueado recebe todo o suporte da franqueadora, o que inclui sistema de gerenciamento da unidade, treinamento de toda a equipe (franqueado, professores, secretários, vendedores, etc) e uma estrutura completa de marketing – essencial para atrair alunos.

Para abrir uma unidade BIT Company são necessários cerca de R$ 160 mil, fora o ponto comercial. Atualmente, a marca possui 140 unidades franqueadas que atuam em 19 Estados. A marca também está presente em Portugal, com duas unidades, e Angola.  

O Superintendente da rede, Luiz Magnabosco, cita que todas as cidades com mais de 100 mil habitantes são alvo da marca. “Levamos educação e profissionalização a crianças, jovens e adultos. E o Brasil todo precisa disso”, comenta. Para viabilizar a abertura de novas unidades, a empresa parcelará a taxa de franquia em três parcelas. 

 

Lig-Lig – A Lig-Lig está no mercado há dezessete anos e, atualmente, conta com 42 unidades nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pará, Bahia e Distrito Federal. O investimento médio em uma unidade é de R$ 190 mil a R$ 220 mil fora o ponto comercial. 

No ano passado, a Lig Lig investiu bastante na rede: ampliou as estratégias de marketing e ações de captação e fidelização de clientes loja a loja; melhorou a estrutura de atendimento e suporte ao franqueado; treinou equipes de lojas; investiu em mídia televisiva; mudou o cardápio e conseguiu reduzir seu custo de impressão. “O faturamento dos franqueados aumentou de 25% a 42%. Agora, sim, estamos nos sentindo mais preparados para crescer e temos ótimos resultados para mostrar”, finaliza Moura, citando todas as capitais como potenciais para o recebimento da marca.

Quality Lavanderia – A Quality Lavanderia possui mais de 80 lojas que oferecem limpeza de roupas a seco e a água, tratamento de couro e serviços diferenciados de higienização de tênis, calçados, tapetes, cortinas, roupa de cama e tecidos especiais.

Essa é uma das marcas que exigem o menor aporte financeiro do segmento. Todos os equipamentos são modernos e a estrutura permite limpar roupas a seco e a água. Com R$ 215 mil, já incluindo a taxa de franquia, máquinas e instalações – mas sem adequação do imóvel – o investidor poderá tornar-se um empresário franqueado de uma rede que está presente em todas as regiões do Brasil.

Segundo o gerente de expansão, José Ventura, em se tratando de capitais, a marca ainda não está presente em Macapá, Teresina, João Pessoa e Recife e já possui unidades que atendem plenamente as cidades de Fortaleza, Maceió e Aracaju. “Todas as outras capitais ainda comportam novas lavanderias, bem como as cidades com mais de 100 mil habitantes”, completa.

Restaura Jeans – Há dezoito anos no mercado, a rede Restaura Jeans, com sede em Laguna, em Santa Catarina, conta com mais de 200 lojas especializadas tingimento, costura, customização e limpeza de roupas, além da renovação de couro. Recentemente, lançou um novo formato de loja com lavanderia. “Os franqueados terão maiores faturamento e lucratividade porque eles mesmos operarão as máquinas, não repassando o trabalho a terceiros”, diz o franqueador Flávio Conrad. 

O investimento numa unidade Restaura Jeans é a partir de R$ 65 mil (com lavanderia homologada) ou R$ 190 mil (com lavanderia própria na loja). Em 2008, a marca inaugurou sua primeira loja no Nordeste, em Salvador, e está bastante satisfeita com o resultado dela. “A loja vai bem e o público elogia nossos serviços”, comemora Conrad. Em breve, uma loja em João Pessoa (PA) também será inaugurada e já há franqueados buscando ponto comercial em São Luís (MA) e Aracaju (SE). “Nos demais estados, temos interesse nas cidades com mais de 100 mil habitantes”, informa o franqueador. “A região demanda nossos serviços e não há nenhuma empresa com mix amplo como o nosso em se tratando de cuidados com as roupas”, finaliza. 

 

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