Patrocinadores do Prêmio Empreendedor Social investem no fomento de iniciativas socioambientais inovadoras

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10/11/2016

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– Realizado pela Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social conta com o patrocínio da Coca-Cola, Vivo, IEL (iniciativa da Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. O prêmio tem a LATAM Airlines Brasil como transportadora oficial e apoio da Porto Seguro. Entre os parceiros estratégicos, Fundação Dom Cabral, ESPM e UOL.

– Os finalistas da 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social são Carlos Pereira (Livox); Cláudio Spínola (Morada da Floresta); e Tatsuo Suzuki (Magnamed). Na categoria Empreendedor de Futuro concorrem Jonas Lessa e Lucas Corvacho (Retalhar); Michael Kapps (Tá Na Hora); e Nina Valentini (Arredondar). Os seis disputaram, também, a categoria especial “Escolha do Leitor”.  

São Paulo, 7 de novembro de 2016 – Negócios de impacto social e organizações que se destacam na busca de soluções para a melhoria nos serviços de saúde, inclusão de pessoas com deficiência e inovações na destinação de resíduos domésticos e têxteis estão entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social. A 12ª edição do principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina – realizado pela Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, uma das comunidades ligadas ao Fórum Econômico Mundial – conta com o patrocínio da Coca-Cola, Vivo, IEL (iniciativa da Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. O prêmio tem a LATAM Airlines Brasil como transportadora oficial e apoio da Porto Seguro. Entre os parceiros estratégicos, Fundação Dom Cabral, ESPM e UOL.

Em comum, as empresas e organizações parceiras do Prêmio Empreendedor Social têm o interesse genuíno em investir no fomento de um empreendedorismo inovador e voltado às demandas sociais – questões que estão no cerne da premiação. A inovação e o pioneirismo permeiam a atuação dos indicados em 2016. Há mais de uma década a equipe de jornalismo da Folha sai a campo para avaliar iniciativas de impacto social Brasil afora. “A cada ano, a premiação dá visibilidade a empreendedores empenhados em resolver problemas nacionais, a exemplo dos seis finalistas deste ano que com energia e talento estão ajudando a transformar a realidade brasileira”, afirma o editor-executivo da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila.

Fortemente ligada ao fomento do empreendedorismo, a Coca-Cola Brasil patrocina o Prêmio Empreendedor Social pelo segundo ano. A empresa conduz iniciativas como o Coca-Cola Open Up – The Boat Challenge destinado a startups que desenvolvem iniciativas associadas aos temas água, agricultura sustentável, sociobiodiversidade, empreendedorismo, saúde e bem-estar na região amazônica. O programa conta com a parceria da Artemisia, organização que apoia a premiação.

A empresa de telefonia Vivo investe cerca de R$ 50 milhões em projetos de empreendedorismo social e de inovação educativa, pautados no estímulo ao desenvolvimento e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Com um modelo de negócios sustentável, a Vivo oferece serviços inovadores e de qualidade, ao mesmo tempo em que busca reduzir o impacto de suas operações no planeta e gerar impacto positivo na sociedade, com investimentos em cultura, meio ambiente e empreendedorismo”, diz Joanes Ribas, diretora de sustentabilidade da companha.

Nos últimos dez anos, a Fundação Banco do Brasil investiu em torno de R$ 2,4 bilhões em projetos e tecnologias de impacto socioambiental, recursos não reembolsáveis, quase todos provenientes do próprio Banco do Brasil. “A ampla participação na categoria Escolha do Leitor possibilita o reconhecimento de iniciativas e soluções inovadoras que impactam as comunidades brasileiras”, afirma Gerôncio Luna, presidente da Fundação Banco do Brasil. O executivo destaca a importância do Prêmio Empreendedor Social, assim como do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, realizado a cada dois anos, como iniciativas que fomentam e reconhecem a participação do terceiro setor no desenvolvimento de soluções efetivas que geram inclusão social e transformam a vida das pessoas.

Desde 2015, a LATAM Airlines Brasil permite o deslocamento da equipe de jornalistas e consultores que fazem a avaliação in loco dos projetos semifinalistas. A companhia aérea também oferece os bilhetes que trazem os candidatos de outros Estados para a cerimônia de premiação. Neste ano, trouxe o finalista Carlos Pereira, da Livox, de Orlando (Estados Unidos), onde mora, para São Paulo.

Valorização do centro

A seguradora Porto Seguro conduz iniciativas de valorização e revitalização do centro de São Paulo. A instalação do complexo cultural e a adesão à maior premiação de empreendedorismo social do país se insere nesse contexto. A companhia de seguros escolheu a região onde se instalou há 42 anos – o bairro de Campos Elíseos, região central de São Paulo – para a construção de um espaço cultural destinado ao fomento de atividades culturais e de lazer. O moderno complexo arquitetônico ocupa um quarteirão inteiro entre as alamedas Nothmann e Barão de Piracicaba.

“O bairro é mais conhecido pela cracolândia do que por qualquer outra possibilidade. Apesar de sua dinâmica e de seus problemas, isso não pode tomar conta do lugar”, afirma Fabio Luchetti, presidente da Porto Seguro. “É possível ter aqui uma pauta de entretenimento.” Cercado de jardins e obras de artistas plásticos, o teatro, o restaurante e o espaço cultural estão interligados por uma marquise. “A ideia é que as pessoas possam vir ao teatro de manhã com os filhos, para depois almoçar e assistir a uma exposição”, diz Luchetti.

Sobre a parceria e ações de revitalização da área, o presidente da Porto Seguro afirma: “vemos o jornal como uma organização no contexto de empresa cidadã”. Ele também destaca a importância de se associar a uma iniciativa que dá visibilidade a líderes de projetos sociais inovadores. “Temos todo o interesse que exista um melhor entendimento [pela sociedade] de assuntos de empreendedorismo social”, afirma.

FINALISTAS DE 2016

Carlos Pereira, 38 anos

O empreendedor é criador do Livox, um negócio de impacto social voltado para o desenvolvimento de produtos, soluções, serviços e treinamentos que viabilizam a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência no convívio familiar e social. O produto surgiu da necessidade dos pais – Carlos Edmar Pereira e Aline Costa Pereira – de se comunicarem melhor com a filha Clara Costa Pereira, que tem paralisia cerebral. Analista de sistemas, o pernambucano reuniu uma equipe de colaboradores para criação do primeiro software de comunicação alternativa para tablets em português. A empresa foi apontada pelo World Summit Awards (WSA) Mobile 2015 como destaque entre os conteúdos mais inovadores para dispositivos móveis e que coopera com a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. Em 2016, o empreendedor recebeu um convite do Google para aprimorar a solução, e atualmente vive nos Estados Unidos.

Cláudio Spínola, 40 anos

O ambientalista transformou estilo de vida saudável em um negócio social para popularizar a compostagem em São Paulo. Fundou a Morada da Floresta, que por meio de composteiras domésticas vende soluções verdes para a destinação do lixo e também incentiva a agricultura urbana. O projeto-piloto com a Prefeitura de São Paulo resultou no tratamento de 3,5 mil toneladas de dejetos orgânicos, envolvendo residências, condomínios, empresas e escolas.

Jonas Lessa, 25 anos, e Lucas Corvacho, 28 anos

Amigos de infância, o biólogo e o gestor ambiental se uniram para criar um negócio inovador de reciclagem de uniformes profissionais. A startup Retalhar surge como solução para o problema da logística reversa da cadeia têxtil, evitando que 12 toneladas de tecido sejam enviadas para o lixão ou incineradas, além de impactar a vida de costureiras, que geram renda transformando retalhos em produtos, como os cobertores populares distribuídos a moradores de rua.

Michael Kapps, 27 anos

Economista formado na Universidade Harvard, o russo trocou os Estados Unidos pelo Brasil, onde fundou uma startup de impacto social. O Tá Na Hora é uma plataforma de acompanhamento de pacientes e monitoramento via SMS. Tem auxiliado no controle de epidemias no Nordeste e no estudo clínico da vacina contra a Dengue. Umas das aplicações é para gestantes do SUS – um acompanhamento oferecido pela ferramenta que compreende o período pré-natal e os primeiros meses após o nascimento da criança.

Tatsuo Suzuki, 67 anos

Filho de imigrantes japoneses e ex-lavrador, o engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) fundou a Magnamed para desenvolver produtos hospitalares de alta tecnologia e baixo custo. Criou um ventilador pulmonar portátil revolucionário, que equipa ambulâncias e hospitais Brasil afora, ajudando a salvar vidas nos rincões do país. Mais leve, simples de operar e eficiente, o equipamento já foi vendido para 40 países, espalhando seu impacto social pelo mundo.

Nina Valentini, 29 anos

De centavo em centavo, a administradora tem ajudado no custeio de organizações não governamentais por meio de um sistema inovador de coletar doações. O Instituto Arredondar faz a ponte entre doadores, varejistas e instituições beneficiadas, oferecendo ao consumidor a possibilidade de, ao final de uma transação na boca do caixa, arredondar a compra em benefício de instituições e causas. Centavos que viraram, por exemplo, atendimentos humanizados para gestantes e árvores replantadas na Mata Atlântica.

PREMIAÇÃO

Prêmio Empreendedor Social

Criado em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora do concurso no mundo –, o Prêmio Empreendedor Social tem o objetivo de selecionar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil. Na prática, empreendedores que desenvolvam iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental. O Folha Empreendedor Social de Futuro, por sua vez, é dedicado aos líderes sociais de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Criada pela Folha de S. Paulo em 2009, essa premiação utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

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