Bahia ganha seu primeiro Centro de Design de Moda

Inicio > Moda > Bahia ganha seu primeiro Centro de Design de Moda    
10/12/2009

O talento nato à criação é um fato na construção da imagem da Bahia, em todas as suas vertentes. Ao longo dos anos, importantes nomes de designers como Márcia Ganen, Luciana Galeão, Goya Lopes, Ursula Felix, Irá Sales, entre outros, levaram o nome do estado às passarelas nacionais e internacionais. Hoje, 2009, a viabilização deste talento – nato – torna-se fato e como um marco para a indústria da moda na Bahia, no dia 11, às 19 horas, no Senai, Unidade Dendezeiros, será inaugurado o Centro de Design de Moda da Bahia com desfile/show assinado por Tininha Viana.  A iniciativa é fruto das Ações do Programa Progredir, coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, FAPESB, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, SEBRAE/BA e SENAI/BA.

Como em grandes centros do mundo, a exemplo de Milão, Londres e São Paulo, o Centro de Design efetivará a viabilização da criação com a devida prioridade na promoção da competitividade da indústria do vestuário da Bahia por meio da inserção do design. O design – agora – será elevado a sua função de valor agregado aos produtos, marcas e ao talento natural do estado como estratégia competitiva de mercado. O Centro de Design de Moda da Bahia será o elo que faltava no processo de profissionalização deste mercado.

Com sede no SENAI/ Dendezeiros – que será o gestor e mantenedor dos equipamentos – o Centro de Design de Moda da Bahia será um facilitador e ferramenta de integração de tecnologia e informação à cadeia de bens de moda da Bahia. Com investimentos de R$ 2.766.966,00 (Dois milhões setecentos e sessenta e seis mil e novecentos e sessenta e seis reais) – em suas três etapas, o projeto prevê como beneficiários cerca de 1.200 micros e pequenos empresários do Setor de Confecções do Estado da Bahia – Região Metropolitana de Salvador – e Feira de Santana. São eles: empresários do setor de confecções, designers de moda e formadores de opinião. 
 
O espaço contemplará a aquisição de máquinas, equipamentos, softwares, portais de acesso internacionais licitados e adquiridos pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação – SECTI. Gestores, designers e técnicos, vinculados ao APL de Confecções, terão acesso  a estrutura de Modateca (acervo direcionado à moda, livros periódicos, revistas e Cd´s), Teciteca (acervo de amostras de tecidos), Biblioteca Virtual (que permitirá acesso à pesquisa atualizada das tendências da moda nacional e internacional feitas a partir de assinaturas de importantes portais de pesquisa e tendência, entre eles, o USE FASHION) e laboratórios de análises de cor, modelagem, costura e estamparia.

A inauguração do Centro de Design de Moda da Bahia que acontecerá no dia 11, é a segunda etapa do projeto coordenado por Tatiana Torres – Coordenadora do APL de Confecções de Salvador – da Secti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia.

A primeira etapa – finalizada em outubro último com duração de 1 ano – foi a de Capacitação e Consultoria em Gestão Estratégica e Design de Moda para gestores de empresas e designers de moda. Este primeiro momento contou com apoio e expertise do IB Moda – empresa licitada para esta etapa – que trouxe a Salvador importantes docentes do país, entre eles, Ronaldo Fraga, Sylvia Demedresco, Genir Ribeiro, Dorotéia Pires, dentre outros.

A terceira etapa, em maio de 2010, será a promoção da Marca Bahia, onde os produtos que foram desenvolvidos serão divulgados e comercializados com ênfase no alto valor agregado do design aplicado, na identidade cultural e fortalecimento da marca tanto no mercado nacional e internacional.

O desfile/show

Para a inauguração, o SENAI Dendezeiros será transformado em uma grande “Festa de Largo Estilizada” que servirá de ambiência para apresentação das 30 coleções dos designers e gestores com consultoria técnica do SENAI, supervisionado pelas profissionais Phaedra Brasil, Renata Neves e Tatiana Dourado.

“O livro de Carybé & Verger “Gente da Bahia” inspirou a construção da imagem dos personagens que no desfile ganharão características teatrais em meio aos modelos – 45 personagens ao todo – todos, com peças criadas pelos designers”, conta Tininha Viana. Dividido em oito atos, a apresentação homenageará o “Cais do Porto, através do lendário bar Lanterna dos Afogados”, a “Rua Chile, através da Mulher de Roxo”, a “Feira de São Joaquim, através da Rampa do Mercado”, “O Senhor do Bonfim”, a “Festa da Lapinha, através da Folia de Reis”, o “Rio Vermelho, através da Festa de Yemanjá”, “Pelourinho” e o “Bairro da Liberdade”.

A noite regada aos “Sabores da Bahia”, com cardápio assinado pela Chef Chuca Cardoso, será aberta por dois bailarinos do Balé Folclórico executando a dança do Obaluaé. Em seguida, o DJ Márcio Santos assume a trilha que busca nas coleções apresentadas a construção sonora. “Será uma trilha única, uma colcha de retalhos que terá desde a Ode à 2 de julho, aos tambores de candomblé e batidas eletrônicas”, conclui Tininha.

No casting, algumas das principais modelos da Bahia, entre elas, a modelo internacional Indira, presença no casting da principais semana de moda brasileira e em importantes campanhas nacionais.
 

Os designers

Distribuídos em parcerias de trabalho formadas durante o curso – a primeira etapa do projeto conduzido pelo IB Moda -, estarão presentes no desfile/show de inauguração do Centro de Design da Bahia  as seguintes empresas, gestores e designers –  seguindo esta ordem: 220 voltz  com gestão de Wládia Góes  e design de Márcia Rodrigues; Anaport com gestão de Adriana Portugal Feira e design de  Kel Alves; Andfer , Cleofas Ferreira, Analivia Lessa; Associação  25 de Junho , Graziela Mussnich e Ivonete Santos e design de  Maria do Carmo; Banana Maçã, Barbara Ribeiro e Maína Pinillos por Pauline Vieira; Cia 29 , Josete Coelho por  José Nicolau Feira de Santana; Cirbas,  Fátima Luiza, por  Goya Lopes;  Cristiane Moreno, Cristiane Moreno por Rita Paraíso; Didara, Valdecy Sampaio por  Renata Cores; Eu e Ela Modas , Iêda Nascimento  e  Sandra Nascimento por Nina Sargaço; Frutamel, Eroilda Fernandes  por  Lorena Valadares; Ilha Morena,Maria Madalena por Maria Eunice Salvador; Isa e Bel, Maria Isabel Eloy por  Andréa Portugal Feira; Leme Militar, William Moura por Ana Luiza Guimarães; Moura Malhas,  Fabiana Moura por  Anne Massa; Ousa Brasil, Kel Alves por Zé Carlos Sampaio; Patro, Sandra Sueli por Sandra Moreno; Sictory Design, Carla Neves por Cristiane Lara; Tamara Reis, Iêda Reis por Tânia Leal Salvador; Uli Medeiros,  Nilzete Lopes  por Jeferson Ribeiro; Vivire, Cláudia Oliveira por Juliana Rabinovitz; Vivire, Claudia Oliveira por Sandra Moreno; Zyon, Adriana Guimarães por Eliana Mello. Todos os projetos compreendem ações nas empresas sediadas em Salvador e Feira de Santana.
 

Inauguração do Centro de Design da Bahia
Unidade SENAI Dendezeiros – Av Dendezeiros, 99 – Bonfim
Dia 11, sexta-feira às 19 horas

Deixe um Comentário