Dilma: 84% dos baianos reprovam governo e 68% apoiam impeachment, aponta pesquisa

Inicio > Cidade, M√ļsica, Pol√≠tica > Dilma: 84% dos baianos reprovam governo e 68% apoiam impeachment, aponta pesquisa    
28/07/2015

A pesquisa sobre a avaliação de governo confirma a tendência de crescimento nos índices negativos atribuídos à presidente.

levantamento realizado pelo Instituto Paran√° Pesquisas mostra uma queda abrupta nos √≠ndices de popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff entre os eleitores da Bahia. No estado onde ela recebeu mais de 5 milh√Ķes de votos no segundo turno, cerca de 70% dos v√°lidos, 84,4% dos entrevistados desaprovam a administra√ß√£o da petista e 68,3% s√£o favor√°veis ao seu afastamento por impeachment.

A pesquisa sobre a avaliação de governo, primeira do ano com recorte apenas no estado, confirma a tendência de crescimento nos índices negativos atribuídos à presidente em sondagens recentes dos institutos Ibope, Datafolha e MDA.

RTEmagicC_dilmatchau_01.jpg (1)A pesquisa sobre a avaliação de governo confirma a tendência de crescimento nos índices negativos atribuídos à presidente                              (Foto: Agência Brasil)

Inclusive no Nordeste, região que é o mais forte reduto eleitoral dos governos petistas. No total, apenas 13,2% dos baianos ouvidos pelo Paraná Pesquisas  aprovam a  administração da petista, enquanto outros 2,4% não opinaram.

Em rela√ß√£o ao impeachment, 22,8%, menos de um quarto dos entrevistados, s√£o contra a medida. Outros 84,9% acreditam que a presidente, durante a campanha de 2014, mentiu sobre a real situa√ß√£o do pa√≠s para ganhar as elei√ß√Ķes. J√° 10,6% acham que Dilma falou a verdade.

RTEmagicC_dilma-impeach-grafico.jpg

O instituto também mediu a percepção do eleitorado através de quatro estratos. O resultado com base na idade indica uma maior rejeição ao governo entre os eleitores mais jovens. De 16 a 24 anos, 88,6% reprovam a administração petista e 8,6% avaliam Dilma de forma positiva.

Já na faixa etária dos 25 aos 34, os índices são, respectivamente, 84,4% e 11,8%. A melhor performance da petista se dá entre as pessoas a partir dos 60 anos: 18,9% delas aprovam a atual gestão; outros 78,5%, não. Na análise baseada na escolaridade, a má avaliação do governo é maior entre eleitores mais instruídos. A reprovação chega a 86,4% com os entrevistados com ensino médio.

J√° nos recortes sobre classe social e sexo, o instituto n√£o detectou altera√ß√Ķes significativas entre uma faixa e outra, geralmente oscilando dentro da margem de erro da pesquisa, que √© de tr√™s pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte:CorreioDaBahia

Deixe um Coment√°rio