Carlinhos Brown prepara surpresas para o Carnaval 2011, que tem como tema a percussão

Inicio > Carnaval de Salvador > Carlinhos Brown prepara surpresas para o Carnaval 2011, que tem como tema a percussão    
25/02/2011

 

Por toda a vida a percussão conduziu a vida de Carlinhos Brown. Nesse Carnaval, ele dá seqüência à homenagem eterna aos tambores e mestres, se unindo à cidade para celebrar o tema da folia momesca em 2011: a percussão. “Essa foi a profissão que a vida me presenteou”, destaca o artista. Com o foco na diversidade da música percussiva, o artista criou à temática “Percussão pura que Deus mistura”.

De sábado à Quarta-feira de Cinzas, ele apresenta nos desfiles do Circuito Dodô (Barra-Ondina) a percussão de raiz, misturada com música eletrônica, com o axé, com o samba, com os toques dos terreiros de candomblé e até com o som dos norte-americanos do Blue Man Group. “Desde os primeiros toques no terreiro aprendemos que a voz é o tambor, como Deus é o verbo. E é assim que desde o início a percussão vem sendo tratada”, destaca Brown.

Mestres como Pintado do Bongô, Fialuna e Neguinho do Samba também serão lembrados por Carlinhos durante a folia momesca. “A percussão é a nossa forma de acessar o espírito e de formar cidadãos. Ela é Gandhy e é Luther King. É Obama e é Mandela. E é o desejo de que os nossos filhos e seguidores alcancem muito mais que os líderes que amamos e que nos orgulhamos”, conclui.

E haja pique para acompanhá-lo nesta folia. No sábado, ele participa do projeto especial da TIM ao lado do Blue Man Group; no domingo e na segunda comanda o Camarote Andante; e na terça faz participação especial na Varanda Elétrica do Camarote Expresso 2222. E quem tem fôlego continua com Brown na Quarta-feira de Cinzas, no Arrastão da Timbaolodumlada. Acompanhado do Galo da Madrugada, figura tradicional do Carnaval pernambucano, Brown vai puxar o folião pipoca para se despedir do Carnaval 2011.

ELETROAXÉ – No Carnaval, Carlinhos Brown continua com o projeto batizado de Eletroaxé. O estilo musical que mistura o axé à música eletrônica será apresentado na avenida com batidas eletrônicas produzidas por ele, Carl Golembeski e Mikael Mutti. “Trago algo de rua que a boate precisa”, comenta Brown. O instrumentista, cantor e compositor esclarece que a ideia não é uma inovação. “Só estou me reapropriando do que já estamos fazendo desde a década de 80”. O axé, para ele, faz um eletrônico de forma artesanal desde a época do Fricote e do Samba-reggae.

CAMAROTE ANDANTE – No domingo e na segunda, 6 e 7, Brown puxa o Camarote Andante. Para o projeto, ele inova mais uma vez com uma grande surpresa no figurino, unindo tecnologia à percussão. Fazendo uma homenagem ao tema da folia, o criativo artista traz para o Carnaval 2011 dispositivos eletrônicos presos por todo o corpo que permitem que ele possa tocar percussão nele próprio.

O tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas vai ter também um figurino especial para os percussionistas. Todos os 200 integrantes da Timbaolodumlada usarão camisetas Hering com estampa de grafismo desenvolvido por Carlinhos Brown. A peça exclusiva ficará também à venda nas lojas da Hering de todo o país ou pela webstore (www.heringwebstore.com.br/loja), no valor de R$49,90. A renda arrecadada será revertida para a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Nos dias de Carnaval, Brown usará figurino de Valéria Kaveski, do seu acervo pessoal, que será mantido em sigilo até a hora do desfile.

Outro apoiador dos projetos 2011 de Carlinhos Brown é Club Social, líder em biscoitos individuais salgados da Kraft Foods Brasil. As ações de interação com a marca —que envolvem jingle cantado por Brown e criação de brindes temáticos— são o ponto forte da campanha “Club Social Verão Inconfundível”. A grande novidade deste Verão é a distribuição de uma edição especial limitada de latinhas porta-Club Social com caricatura do artista, durante o Sarau du Brown.

Carlinhos Brown conta também com a parceria da Embasa pelo segundo ano consecutivo. “A associação da marca Embasa a um dos baianos mais expressivos da atualidade reflete não só o respeito ao seu trabalho artístico e disseminação da música baiana pelo mundo, mas também aos projetos sociais desenvolvidos por ele, que possuem afinidade com a política de responsabilidade socioambiental da empresa”, destaca Abelardo Oliveira, presidente Embasa.

O Camarote Andante e o Arrastão têm os patrocínios de Schin, Itaú e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Com a Schin, Brown dá sequência a uma parceria que começou neste ano, sendo garoto propaganda da nova campanha do CervejÃO. “Além de contribuir efetivamente para a realização do Carnaval de Salvador, numa parceria que já dura 11 anos e com o patrocínio a blocos e camarotes, apresentamos mais uma novidade. Inserimos no mercado uma embalagem exclusiva, como opção de consumo para o público jovem, maioria frequentadora da festa”, ressalta o Diretor de Marketing do Grupo Schincariol, Luiz Claudio Taya.

O Itaú é também parceiro do artista na folia momesca. Assim como a empresa, que sempre busca valorizar o que o Brasil tem de melhor, Brown realiza um importante trabalho para disseminar a cultura brasileira em diversos países. A partir deste ano, o Itaú começa a apoiar apenas projetos do Carnaval de Salvador que tenham forte cunho social.

A parceria do cantor baiano com o Itaú e com a Hering é assinada pela Cross Networking, agência da Holding Clube especializada em aproximações estratégicas. “Este é o segundo ano consecutivo que conquistamos parcerias de sucesso entre Carlinhos e marcas que desejam ter sua imagem atrelada a um artista tão criativo e versátil”, conta Tatianna Oliva, sócia-diretora da Cross NetWorking.

PROJETO ESPECIAL – A abertura oficial do artista no Carnaval 2011 será com o projeto especial da TIM, no sábado, 5. Nesse dia, o trio independente Bloco Azul TIM vai levar os músicos norte-americanos do Blue Man Group para o trio elétrico com Carlinhos Brown e mais 250 percussionistas das bandas baianas Didá, Filhos de Gandhy, Olodum, Cortejo Afro e Timbaleiros. “Esse encontro é uma vitória de Zé Pereira, de Neguinho do Samba, de Xangô do Salgueiro, de Paulo Portela, do meu mestre Pintado do Bongô e porque não dizer, Smetak e de todos que servem ao avanço e ao desenvolvimento humano”, ressalta Brown.

Um repertório especial foi criado para as cerca de cinco horas de desfile com o Bloco Azul TIM. Tendo Brown como maestro, os 250 percussionistas tocarão juntos as canções de sucesso de todos os grupos envolvidos no projeto, num encontro percussivo que tem tudo para ficar na história do carnaval da Bahia. “A cidade ganha e o país demonstra mais uma vez a sua marca de miscigenação e coesão; o cuidado com as vozes ancestrais e culturais que ecoam da comunidade para o mundo”, comemora o artista. Carlinhos faz também uma participação na terça-feira, 8, na Varanda Elétrica do Camarote Expresso 2222.

Música de trabalho – Para o Carnaval 2011 Brown aposta em Tantinho, música de trabalho do novo CD, Adobró, lançado em conjunto com o CD Diminuto, ano passado. A música faz parte de um trabalho mais solar, pop e dançante, com influências das novas timbragens eletrônicas.

SOBRE CARLINHOS BROWN – Nascido em 1962, no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador-BA, Antônio Carlos Santos de Feitas, ou simplesmente Carlinhos Brown, é um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do atual cenário da música brasileira. Com múltiplos talentos, Brown se destaca como cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural. Mas o que o projetou internacionalmente foi mesmo a percussão, que tem lugar especial no intrincado mosaico de aptidões naturais do artista.

 

SERVIÇO

Sábado: Bloco Azul Tim / Saída às 18h30

Domingo: Camarote Andante / Saída às 20h30

Segunda: Camarote Andante / Saída às 23h

Terça: Participação Varanda elétrica Expresso 2222 / 0h

Quarta: Arrastão com a Timbaolodumlada / Saída às 9h

 

Deixe um Comentário