26 de setembro – Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

Inicio > Especial > 26 de setembro – Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência    
24/09/2009

 

50% dos jovens da América Latina com menos de 17 anos, tem vida sexual ativa. No Brasil,dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 01 em cada cinco mulheres que dão à luz no país tem menos de 19 anos

No dia 26 de setembro, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina, participam do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2009 que este ano tem como tema “Sua Vida Sua Voz”. A data é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio mundial da Bayer Schering Pharma. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do psiquiatra Dr. Jairo Bouer, especializado em sexualidade e comportamento na adolescência, da cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem “As Meninas” – filme sobre a história de três jovens grávidas -, do autor Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES) e do Grupo Olodum. Também participam da ação a Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da FMUSP, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e o Canal Futura. O site da campanha é www.vivasuavida.com.br

Durante toda a campanha, que acontece de 21 a 26 de setembro, serão realizadas palestras educativas para mais de 5 mil adolescentes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Também serão distribuídos mais de 100 mil cartões postais e 80 mil folhetos informativos. O objetivo da ação é promover a conscientização de jovens e adolescentes e incentivá-los a conversar com pessoas de confiança para obter informações corretas sobre a prevenção da gravidez e de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). “De acordo com o Ministério da Saúde, 20% dos partos realizados no Brasil são em mulheres com idades entre 10 e 19 anos”, afirma o psiquiatra Jairo Bouer. “Por isso, é tão necessário que os jovens sejam esclarecidos sobre o tema”, completa Bouer.

A iniciativa visa estimular a conscientização dos adolescentes para a importância da prevenção da gravidez não planejada e aumentar o conhecimento sobre contracepção. “É preciso ressaltar que o uso de métodos contraceptivos envolve não só a prevenção da gravidez, mas também as DSTs”, afirma o ginecologista Dr. Edmund C. Baracat, professor titular da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da FMUSP. O especialista explica que o uso tanto da pílula anticoncepcional como da camisinha permite que o casal tenha uma relação mais segura e ajuda a manter a saúde dos dois. “A escolha dos métodos de contraceptivos deve ser feita sempre com orientação médica”, ressalta Baracat.

Outro ponto abordado pela campanha é a importância de conversar com pessoas de confiança sobre o assunto. “A relação sexual é cercada de mitos e muitos tabus, por isso é necessário que os jovens conversem com pessoas confiáveis, pode ser alguém da família, professores ou mesmo um médico”, afirma Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES). “Além disso, também é importante que o casal converse sobre o assunto, pois ao falar sobre o tema, os jovens passam a entender o que o outro pensa e como se comporta em relação aos métodos de prevenção”, completa Marcos.

A gravidez na adolescência traz sérias consequências, principalmente para as garotas, pois gera impacto físico, emocional, familiar e social. “Ao divulgar o tema, levantamos uma questão fundamental que é a importância do planejamento familiar”, comenta a cineasta Sandra Werneck.

Dados do Ministério da Saúde relevam uma redução do número de partos em adolescentes nos últimos dez anos. De acordo com os especialistas, isso se deve principalmente ao maior acesso aos métodos contraceptivos e ações educativas nas escolas. “Dados como este mostram que quanto mais falarmos sobre o assunto, mais poderemos ajudar os jovens a mudar esta realidade”, completa Sandra.

A Campanha

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2009 acontece pelo terceiro ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. A ação é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com o patrocínio da Bayer Schering Pharma. No Brasil, a iniciativa tem o apoio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), da Disciplina de Ginecologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e do Canal Futura. Além de Sandra Werneck, diretora do longa-metragem “As Meninas” – filme sobre a história de três jovens grávidas -, do psiquiatra Jairo Bouer, especializado em sexualidade e comportamento na adolescência, do professor e consultor Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES) e do Grupo Olodum.

A iniciativa visa estimular a conscientização de adolescentes para a importância do planejamento familiar, aumentando o conhecimento sobre os métodos contraceptivos, além de sensibilizar os jovens para a tomada de decisões de forma consciente e segura. Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), a Sociedade Européia de Contracepção (ESC), o Centro Latinamericano de Saúde da Mulher (CELSAM), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), Population Council e a Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ). Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.

 

Deixe um Comentário