Presidente do PSL aciona o MP-BA, para garantir Leitos na Pandemia do Covid-19 em Jaguaquara

Inicio > Destaque, Especial, Política, Últimas Notícias > Presidente do PSL aciona o MP-BA, para garantir Leitos na Pandemia do Covid-19 em Jaguaquara    
01/06/2020

Por: Nico Maia –

Pedro Bernardino aciona o MP-BA, para garantir Leitos na Pandemia do Covid-19 em Jaguaquara

O Presidente do Partido Social Liberal – PSL em Jaguaquara, acionou no dia 22 de maio o MP-BA, requerendo “em caráter de urgência”, que o MP estabeleça um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, com a Prefeitura de Jaguaquara, para disponibilizar à comunidade, no mínimo 15 Leitos de Enfermarias na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, para internação dos pacientes infectados pelo Covid-19 na cidade.

Na última quinta-feira, 28 de maio, Pedro Bernardino requereu também em caráter de urgência um Parecer do Conselho Municipal de Saúde de Jaguaquara, sobre a “Tenda de Triagem de pacientes suspeitos de contaminação pelo Covid-19”, montada em uma via pública e aguarda providências do colegiado que fiscaliza e institui políticas e ações da saúde pública no município.

Com uma população de aproximadamente 55 mil habitantes, o município de Jaguaquara está com sistema de Saúde em condições nunca vista. Tendo completado 99 anos de emancipação política no último dia 18 de maio, amarga a sua pior fase na Saúde Pública.

A “Tenda de Triagem” montada na frente da emergência do Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ, foi apresentada como sendo um “Hospital de Campanha”, sem dispor de nenhum leito de internação para pacientes infectados pelo Covid-19 na cidade e região do Vale do Jiquiriçá.

 

UPA do Distrito Stela Câmara Dubois

O mais grave é que o município dispõe de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA , no Distrito Stela Câmara Dubois, sem uso desde a ano de 2016, quando foi inaugurada  e a Prefeitura optou por gastar recursos de combate ao coronavírus em uma estrutura móvel, instalado em via pública com residências, em frente à Unidade de Emergência do Sistema Único de Saúde – SUS – do Hospital Municipal de Jaguaquara, única opção na cidade e este erro grosseiro, está impossibilitando o acesso ao serviço emergencial de saúde por parte comunidade, principalmente idosos e pacientes com doenças pré-existentes, devido ao pavor colocado na população em relação à Pandemia e ao crescente aumento do número de contaminação que já somam 26 casos, segundo o último boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o colapso do Hospital Geral Prado Valadares de Jequié – HGPV, que é o Centro de Referência do Covid-19 mais próximo, acessível por regulação pelo SUS, a cidade vive o tormento da doença e da falta de leitos para atender com dignidade os pacientes infectados pelo coronavírus, contando  somente com a sorte.

Jaguaquara é a maior cidade do Vale do Jiquiriçá e hoje utiliza uma estrutura alugada no primeiro andar da Maternidade Maria José de Souza Santos, com apenas 21 leitos de enfermarias disponíveis para internação de pacientes do SUS, que não recebe pacientes infectados pelo Covid-19.

Tudo isso demonstra que houve um retrocesso em Jaguaquara bem como a incapacidade da Prefeitura em oferecer a atenção básica à saúde dos jaguaquarenses, garantido pela Constituição Federal. Lamenta o ex-vereador Pedro Bernardino.

Jaguaquara é governada há 15 anos pelo grupo do vice-governador João Leão (PP) e tem como representantes no Congresso Nacional o deputado Federal Cacá Leão e o deputado estadual Zé Cocá na Assembleia Legislativa da Bahia, ambos também do PP – Partido Progressista.

 

Deixe um Comentário