Bahia terá Comitê Interinstitucional de Desarmamento

Inicio > Cidade > Bahia terá Comitê Interinstitucional de Desarmamento    
24/08/2009

 

O Comitê Interinstitucional de Desarmamento, envolvendo a sociedade civil e o governo da Bahia, será criado no estado para coordenar campanhas de conscientização à população sobre a necessidade de se desarmar.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (24) entre o governo e os representantes da Caravana Comunidade Segura, que estão promovendo atividades relacionadas à política de desarmamento em todo o Brasil. O objetivo do comitê é fazer campanhas para recadastramento e entrega voluntária de armas.

Segundo a coordenadora de Controle de Armas do Instituto Sou da Paz, Heather Sutton, integrante da Caravana Comunidade Segura, o comitê surge como uma garantia de cumprir o Estatuto do Desarmamento.

Ela disse que a política geral de desarmamento (Estatuto do Desarmamento e campanhas de recadastramento e de entrega voluntária de armas) está surtindo efeito e que os estados que mais investiram nela foram os que registraram maior redução nos índices de homicídios por armas de fogo. A queda no número de mortes provocadas por esses artefatos é de 12%.

“Acredito que, se trabalharmos com a prevenção da violência e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se entregar as armas de fogo, o número de homicídios vai cair ainda mais. A prevenção passa também pela cultura, esporte e lazer e investimentos em educação. E é isso que estamos fazendo. Muita gente pensa que com uma arma em casa está segura, irá se defender, mas isso é o que menos acontece. Sempre é necessário conscientizar a população”, afirmou.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça apontam que cerca de 17 milhões de armas circulam no Brasil, sendo que 90% pertencem a civis.  

 

Deixe um Comentário