Guarda Municipal terá Grupo de Apoio ao Turista para agir no Centro Histórico

Inicio > Cidade, Últimas Notícias > Guarda Municipal terá Grupo de Apoio ao Turista para agir no Centro Histórico    
13/08/2015

O prefeito ACM Neto, por meio do decreto 26.348/2015, criou o Grupo de Apoio ao Turista (GAT) nesta terça-feira (11). O Grupo, uma estrutura interna da Guarda Municipal, tem a função de auxiliar turistas em visita ao patrimônio público do município, além de realizar policiamento ostensivo na região do Centro Histórico.

Segundo a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), o grupo já existe desde novembro de 2013 com um efetivo de cerca de 50 guardas. Além de ter sido oficializado, o GAT passará a contar com aproximadamente 100 guardas. Não haverá contratação de novos guardas, eles serão remanejados de funções de auxílio operacional em repartições públicas.

O GAT vai atuar do Campo Grande até Santo Antônio Além do Carmo, segundo Anderson Barros, gerente de operações da Guarda Municipal. A área inclui também o Elevador Lacerda, Praça Cairu, Porto de Salvador e Pilar.

O grupo terá duas bases móveis. “Uma vai ficar mais fixa na (Praça) Cairu. A outra será móvel na parte de cima (Pelourinho), a depender das atividades que estão acontecendo. Escolhemos fixar uma base móvel para complementar o policiamento (na praça)”, diz Barros.

Os guardas do GAT, que atuarão em duplas, recebem capacitação especial. “A grande parte dos 50 (que já estão no GAT) falam no mínimo uma língua além da nativa, alguns são trilíngues. Eles fazem cursos de atendimento ao turista, conhecem todo o centro histórico, além de sua história”, conta Barros.

De acordo com a Susprev, haverá uma parceria com a Polícia Militar. Os dois órgãos vão dividir quais áreas serão cobertas. Áreas com mais visibilidades terão policiamento de ambas as forças. Há ainda a possibilidade de implementarem duplas mistas de policiamento.

Barros diz que há insegurança na região, mas não nos caminhos que turistas costumam percorrer. “A questão da insegurança atinge mais o Pelourinho na Praça da Sé, porque é rota de fuga. Nosso principal ponto negativo são as vielas que chegam na Rua Chile. São mais de 16 rotas de fuga. Mas a parte principal do Pelourinho é bem tranquila”, afirma.

A Guarda Municipal foi criada em 2008. Possui hoje um quadro de 1281 servidores. Desses, cerca de 700 fazem a segurança de patrimônios públicos. Os guardas possuem permissão para portar escopeta calibre .12, pistola calibre .380 e arma de condutividade elétrica, mais conhecida como Paser. Nem todos, entretanto, andam armados.

Pelourinho Dia e Noite
A criação do GAT é mais uma ação do projeto Pelourinho Dia e Noite, lançado pela prefeitura no fim de julho. A coordenação do projeto é da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), mas conta com diversas secretarias e órgãos da administração municipal.

Segundo a prefeitura, as demandas para o Pelourinho foram sugeridas pela comunidade local. A Sedes realizou encontros entre comerciantes, moradores e representantes de espaços e instituições culturais. A partir de relatório da Sedes, as demais secretarias foram convocadas para realizar ações coordenadas.

RTEmagicC_guardamunicipal1208.jpg

 

Fonte:Ibahia

Deixe um Comentário