Jardim da bicicleta: moradores de Salvador elogiam nova orla do Jardim de Alah

Inicio > Cidade, Últimas Notícias > Jardim da bicicleta: moradores de Salvador elogiam nova orla do Jardim de Alah    
23/11/2015

“É muito importante levar as crianças para esse tipo de atividade”, disse economista Leila Acácio.

A economista Leila Acácio, 33 anos, mora no Caminho de Areia, mas fez questão de mudar de ares. Ela, o marido, Aloísio Sodré, e a filha deles, Alice, de apenas 4 anos, foram até a orla do Jardim de Alah conhecer as novidades do local. No sábado (21), o trecho foi reinaugurado pelo prefeito ACM Neto (DEM).

 “Soubemos pelas redes sociais que essa nova ciclovia seria aberta hoje e haveria uma área para crianças. Como a minha filha fica na escola em tempo integral, tem pouco tempo para andar de bicicleta. Aproveitamos para trazê-la aqui”, disse Leila.

RTEmagicC_orla_jardimdealah_bike1.jpg

Novo trecho tem ciclovia e calçada mais larga
(Foto: Betto Jr./CORREIO)

 

Longe da TV e do computador, Alice se divertia na miniciclovia, para felicidade dos pais. “É muito importante levar as crianças para esse tipo de atividade, pois evita problemas de saúde, como a obesidade. Além disso, nos tira de lugares fechados”, completou a mãe da menina.

A requalificação do Jardim de Alah, que envolveu a reforma de estruturas, alteração no paisagismo e implantação de equipamentos para práticas esportivas, foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

 RTEmagicC_orla_jardimdealah_bike2.jpg
Prefeito e secretários reinaugura trecho da orla do Jardim de Alah; Leila e Aloísio levaram Alice para aprender a andar de bicicleta (Foto: Betto Jr./CORREIO)

 

“Quando planejamos essa reforma, pensamos nas pessoas que gostam de ter uma vida saudável. O Jardim de Alah é a casa do esporte de nossa cidade”, disse o prefeito. Ele garantiu que, até 2016, Salvador terá a orla mais moderna do país. “A falta de investimento na modernização da cidade fez com que Salvador tivesse a orla mais mal conservada do país. Mas, até o fim de 2016, teremos a orla mais moderna do Brasil”, afirmou Neto, acompanhado de secretários estaduais e do presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Junior.

Equipamentos para a prática de vôlei e futebol na areia também foram instalados no Jardim de Alah e o dia teve atividades para esses e outros esportes. A calçada, que tinha 3,5 metros de largura, chegou a seis metros.

RTEmagicC_orla_jardimdealah_bike3.JPG

Filha de ACM Neto anda de bicicleta em nova ciclovia
(Foto: Valter Pontes)

 

O prefeito também pediu ao titular da Sindec, Paulo Fontana, a instalação de arquibancadas na praia, conforme pedido feito por uma associação de jogadores de frescobol  minutos antes da reinauguração do trecho. No total, a obra de requalificação custou  R$ 4 milhões.

Na nova ciclovia, adultos, como Camila Oliveira, 32, também aprenderam a dar as primeiras pedaladas, auxiliados por voluntários do projeto Bike Anjo: “Cheguei aqui há uns 40 minutos e já estou pedalando sozinha, perdendo o medo, com a ajuda dos voluntários. Minha intenção é, em breve, ir ao trabalho de bicicleta, que polui menos que o carro e é saudável”.

As próximas etapas da reforma da orla da capital já têm data para entrega: a Ribeira, dia 18; a segunda etapa da Barra, dia 23, e o Rio Vermelho, dia 29 de janeiro.

RTEmagicC_orla_filhas_ACMneto.jpg

No Facebook, ACM Neto postou foto das filhas Marcela e Lívia, aproveitando a nova orla
(Fotos: Valter Pontes)

 

 

 

Fonte:CorreioDaBahia

Deixe um Comentário