Prefeito anuncia série de ações aproveitar Olimpíadas no Brasil e promover mais Salvador

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28/10/2015

ACM Neto falou durante o último seminário da sexta edição do Fórum Agenda Bahia.

O Carnaval de 2015 já dava indícios de que a folia de Salvador vive um novo momento – e é de cada vez menos separação, cada vez menos cordas. Pois, se já tivemos quase metade das atrações desfilando sem cordas este ano, em 2016, isso só deve aumentar.

A novidade foi adiantada pelo prefeito ACM Neto, ontem, durante o último seminário da sexta edição do Fórum Agenda Bahia, realizado pelo CORREIO e pela rádio CBN, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia  (Fieb).

“O tema (do Carnaval 2016) vai ser Vem Curtir a Rua, então, todas as novidades pensadas derivam desse conceito, que é um convite para as pessoas curtirem o Carnaval de rua. Depois dos desfiles sem cordas este ano, queremos, no próximo, que mais da metade seja sem corda”, anunciou.

No meio dessa festa de rua, iniciativas como o Furdunço, criado em 2013 e composto por artistas que desfilam no chão ou em microtrios, sem cordas, vão ganhar ainda mais destaque. “Vamos ter outras novidades e movimentos como esse. A vitalidade do Carnaval se encontra nisso e tudo o que está sendo pensado será nesse sentido”, explicou Neto, que deve lançar a festa no final do próximo mês, em um encontro com empresários e agências de turismo, em São Paulo.

Para o ano que vem, o prefeito estuda ir além: Salvador pode ter mais um período de folia. “Temos conversado com o trade do entretenimento para fazer um Carnaval fora de época no dia 12 de outubro, que coincide com a Semana do Saco Cheio, que acontece no Sul e no Sudeste do Brasil”. Apesar de não ser comum na Bahia, a folga engloba também o Dia do Professor, 15 de outubro, em estados como São Paulo e Paraná.

Calendário de eventos
Porém, mesmo com todas as medidas para garantir que a folia baiana continue sendo a maior do Brasil, o prefeito defende que é preciso fazer com que Salvador seja um dos destinos mais procurados durante todo o ano – não apenas no período do fim de novembro, com a chegada das férias, até a Quarta-Feira de Cinzas.

“Salvador precisa ter pelo menos um evento de peso nacional a cada dois meses. Esse tem que ser o nosso objetivo maior”, afirmou. Por isso, há três anos, a prefeitura também começou a promover eventos como o Festival da Cidade, que marca o aniversário de Salvador, o Festival Arte do Sagrado, na Semana Santana, e o Festival da Primavera, em setembro.

Recentemente, também foi criado o Pelourinho Dia e Noite, que cria uma programação cultural no bairro, com ações de empreendedorismo e inclusão social.

Diante disso, o Réveillon de Salvador já desponta como um dos eventos mais consolidados entre os propostos no novo calendário turístico. Este ano, serão cinco dias com 23 shows na Praça Cayru, no Comércio. Entre os quase 300 artistas, há nomes como Luan Santana, Wesley Safadão e Ivete Sangalo, que comandará a virada, no dia 31 de dezembro.

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Segundo ACM Neto, a agência CVC, a principal vendedora da cidade como destino turístico no Brasil, já não tem pacotes de viagem para o Réveillon. “Eles já abriram três novos voos e a ideia é que, logo após fechar esses voos, continuar vendendo Salvador, se tiver capacidade na rede hoteleira”. A expectativa é que a ocupação dos hotéis e pousadas alcance 90% do total.

Olimpíada na Bahia
Com atrativos como esses, além de investimentos em promoção da cidade no exterior, o prefeito diz que espera transformar Salvador no segundo destino litorâneo mais visitado pelos turistas que virão para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, Salvador (que é a única capital do Nordeste a receber jogos de uma modalidade olímpica) sediará dez  partidas de futebol: sete do masculino e três do feminino. “Com um calendário de eventos, atividades culturais e alternativas de lazer, o turista vai se sentir tentado a conhecer um lugar além do Rio. E esperamos que seja Salvador”.

Para o prefeito, a experiência com a Copa do Mundo, em 2014, serviu de cartão de visitas. “Claro que o acompanhamento das seleções olímpicas é menor do que o das seleções profissionais, mas queremos que a gente tenha um clima parecido”.

Uma das ideias é realizar eventos nos moldes da Fan Fest, um dos maiores sucessos do Mundial. “Estamos preparando eventos e atividades que serão divulgados na época”.

Mercado São Miguel é aposta de novo espaço turístico
O Mercado São Miguel, que fica na Baixa dos Sapateiros, é uma das apostas da prefeitura de novo espaço turístico da cidade. De acordo com o prefeito ACM Neto, o projeto executivo está sendo elaborado. “Quero publicar a licitação ainda este ano”.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça,  o mercado deve contar com restaurantes. “Não vai ser apenas um mercado tradicional, mas um espaço de atração gastronômica. Em Madri, na Espanha, tem um Mercado San Miguel que funciona assim”.

Atualmente, o mercado funciona de forma precária, com cerca de 20 boxes, segundo o assessor especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Isaac Filho. “Teremos cerca de 90 boxes, também com venda de artesanato, produtos da terra, iguarias”. O espaço terá uma roda de capoeira e um palco. As obras devem ser iniciadas após o fim do período de licitação.

Governo prepara campanha para atrair turistas, por Donaldson Gomes
O governo da Bahia está preparando uma campanha promocional para “vender” Salvador como destino turístico durante as Olimpíadas de 2016. Sede de dez partidas de futebol no período dos Jogos do Rio, o estado quer aparecer bem nas fotos, filmagens e comentários  mundo afora.

Segundo o secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, em novembro, o governo vai lançar uma campanha para promover o Verão da Bahia e em dezembro será promovida outra campanha relacionada às Olimpíadas, com ações na web, tevê aberta e fechada.

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A divulgação vai acontecer assim que forem sorteados os grupos. “Não adianta lançar campanha agora, enquanto não soubermos quais serão os times que irão jogar em Salvador”, pondera. Ele acredita que, além de investir na venda dos destinos brasileiros, o país precisa melhorar a qualidade do atendimento ao turista, o que considera ser um dos gargalos que a atividade enfrenta.

“Há uma grande janela de oportunidades para o turismo brasileiro, seja interno, porque há um desejo dos brasileiros de conhecer o país, seja externo, porque a alta do dólar tornou o país barato”, explica.

Nelson Pelegrino acredita que a ampliação da infraestrutura de turismo da Bahia e o aumento dos investimentos em promoção do destino vão ajudar o estado a repetir o desempenho alcançado durante a Copa do Mundo.

Entre os projetos, ele destaca os incentivos à aviação. A  Bahia oferece estímulos para aviação regional e prepara ações para estimular novos voos em destinos de alta demanda, como é o caso de Porto Seguro. Nessa linha, ele ressalta a importância de concluir a reforma do Aeroporto Internacional de Salvador.

“Temos a expectativa de termos o nosso aeroporto completamente modernizado e como o maior do Nordeste, após o processo de concessão”, afirma, fazendo referência ao plano anunciado pelo governo federal no último mês de julho.

O secretário diz ainda que tem mantido contatos com as prefeituras das cidades por onde a tocha olímpica vai passar (26 em todo o estado), a fim de realizar um trabalho de promoção da infraestrutura dos locais. “Vamos promover o marketing de todos esses lugares e no principal destino, que é Salvador, estamos montando o esquema para reforçar os aspectos sociais e culturais”, destaca.

Na linha promocional, Nelson Pelegrino diz que a Setur está investindo em uma nova plataforma com recursos digitais para melhorar a estrutura de atendimento ao turista que virá à Bahia nas Olimpíadas.

Redes sociais aumentam contato com os visitantes, por Wladmir Pinheiro
O aumento do uso de sites de redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter permite um contato maior com os consumidores de turismo por parte de empresários e empregados do setor.

Segundo Camilo de Leon, diretor de mídia da Mcgarrybowen, agência responsável por divulgar o Brasil como um destino turístico através da Embratur, comentários,  imagens compartilhadas e avaliações em sites como TripAdvisor e Booking ajudam a promover locais e servem como matéria-prima para aprimorar ações.

“Quem trabalha com turismo precisa conhecer o seu público-alvo e seus hábitos. Antes de pensar em estratégias digitais, é preciso encontrar formas de se conectar com eles”, afirma Leon.

Ele diz que dados relacionados a esses usuários podem ser coletados em sites que reúnam informações do setor turístico. O passo seguinte à identificação do turista é envolvê-lo através da inspiração do lugar como possível destino.

“São vários elementos que determinam a escolha por um destino turístico. Não adianta trabalhar bem um destino se você não entrega o que promete. Se você vende uma coisa maravilhosa e não entrega, a frustração é pior. O problema é que não é só o turista que veio, mas também os 200 amigos da rede social dele que também terão esse impacto”, diz Leon. Ele diz que as redes sociais amplificam a voz dos usuários de turismo, e é preciso saber ouvi-la.

Fonte:CorreioDaBahia

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