A VIDA É UM MILAGRE

Inicio > Comportamento > A VIDA É UM MILAGRE    
30/07/2010

Qual o verdadeiro sentido da vida? Há anos toda uma sociedade de filósofos, cientistas e pensadores buscam a resposta para essa questão. Mas, será que ela realmente existe? Passamos boa parte da vida atrás de algo que simbolize o motivo da existência e do porque viver, até que deixamos de perceber os pequenos milagres que possibilitam o nascer de cada dia. Já pensou que talvez a resposta seja tão simples e óbvia que a razão se recuse a aceitá-la?

 

Uma pesquisa realizada pela Korn/Ferry, consultoria multinacional de Recursos Humanos, com 365 empresas da América Latina, sendo 157 no Brasil, em 2009, divulgou que 69% dos executivos-chefes gostariam de mudar o ramo de negócios em que atuam. Ou seja, mais de dois terços dos empresários entrevistados não estão satisfeitos nos atuais empregos. Agora, após dedicar tanto tempo de trabalho, por que esses profissionais esperaram as oportunidades irem embora para só então mudarem ou desistirem da carreira?

 

É possível que a rotina nos induza a adotar o conformismo e, assim, deixamos as atitudes de mudança e transformação sempre para depois. Na acomodação do dia-a-dia, acabamos por realizar tarefas e afazeres de forma automática, sem pensar ou refletir sobre nossos atos. Deixamos de compreender o que estamos fazendo e perdemos o controle sobre nós, ao permitir que os hábitos mecânicos do cotidiano retomem os mesmos lugares, reações e conclusões. Desta forma, sem razão e motivação para correr atrás de uma nova vida, acabamos estressados e cansados de viver algo que não é aquilo o que realmente desejamos.

Lembre-se que todos os momentos são passíveis de mudanças, de novas escolhas. No momento em que nos damos conta de quem somos, quando tomamos nas mãos nossos próprios caminhos, retomamos o controle sobre nossas vidas. E, para tomar consciência e retomar o domínio de si mesmo, é preciso encarar seus próprios pontos fracos, não escondê-los, e sim lidar com eles.

Assim como os empresários entrevistados pela consultoria, seja por comodismo, falta de planejamento ou descontentamento, a melhor solução encontrada para a insatisfação é a queixa, e tantas reclamações normalmente são um sinal de desprazer com a vida que se leva. Sempre aguardamos uma segunda chance, esperamos inconscientemente que aconteça um milagre, o recebimento de alguma herança, ou qualquer episódio que ultrapasse os limites da normalidade, para que possamos mudar os rumos de nossas biografias.

 

Não acredite quando seu cérebro diz: é melhor deixar como está. Adquira a capacidade de conviver com as pessoas sem achar que você é o dono da verdade e que pode ensinar tudo a todos. Aprenda a ouvir e a enxergar as pessoas que estão ao seu redor. Desconstrua-se e permita que seu poder pessoal opere mudanças. Você vai se surpreender com as lições e os aprendizados. E aprenda a ver, admirar e viver de verdade as pequenas e boas coisas da sua vida, aquelas que lhe trazem alegrias e lembranças afetuosas. Afinal, são elas que fazem a vida ser um milagre!

  

*Eduardo Shinyashiki é consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Autor dos livros Viva Como Você quer Viver e A Vida é um Milagre, da Editora Gente, disponíveis também em Audiolivro pela Editora Nossa Cultura. Para outras informações, acesse www.edushin.com.br

Deixe um Comentário