CAIXA CULTURAL apresenta comédia inédita na Bahia

Inicio > Cultura > CAIXA CULTURAL apresenta comédia inédita na Bahia    
25/08/2009

 

A Caixa Cultural Salvador apresenta de 28 a 30 de agosto, sempre às 20 horas, a comédia filosófica “O Barril”, estreado pela atriz, bailarina, escritora, diretora e autora Ângela Dip. A peça, inédita em Salvador, tem direção de Vivien Buckup e aborda, de forma bem-humorada, pensamentos, situações e sentimentos de uma mulher, narrados momentos antes de atirar-se numa catarata a bordo de um barril. O acesso ao evento é feito mediante a troca de ingresso por um quilo de alimento não perecível, no dia da apresentação, até meia-hora antes do início do espetáculo. A CAIXA Cultural fica na Rua Carlos Gomes, 57 Centro – Salvador/BA.

 

A peça estreou em 1998, originalmente com o nome de “Por Água Abaixo”. Mas a identificação do público com o texto foi tamanha, que ela passou a ser conhecida apenas como “O Barril”, como explica a atriz.  O espetáculo já percorreu mais de 50 cidades brasileiras e participou de vários festivais nacionais e do Festival Internacional Flórida Brasil, em Miami, nos EUA, onde foi apresentada em inglês.

 

O espetáculo trata de questões do cotidiano como velhice, criatividade e religião, enquanto executa uma série de contorções. O texto é ácido e recheado de frases hilárias da personagem que discursa contra a bisbilhotice e outras obviedades do mundo contemporâneo. “A peça trata das divagações de um ser sem nome, sexo ou idade definidos, uma criatura idealista, inteligente, verborrágica e caótica”, define a atriz Ângela Dip.

 

Durante a peça, Ângela se contorce em 45 posições diferentes dentro do barril, que mede 80 cm de altura por 70 cm de largura, e possui duas janelas laterais, além das aberturas nas partes superior e inferior. “O fato de ter formação de bailarina e a experiência com técnicas circenses me ajudou muito no trabalho corporal, que complementei com exercícios de flexibilidade, alongamento e fortalecimento dos membros”, afirma a atriz.

 

A cenografia e figurino, de Ângela Dip – que também assina a sonoplastia -, formam um só elemento e são os únicos objetos de cena. O cenário é composto pelo barril e por um imenso tecido preto que a atriz transforma em vestido, saia e lenço, criando todas as imagens da peça. A trilha sonora trabalha com efeitos que compõem o clima do espetáculo. A iluminação, de Hugo Peake, complementa os movimentos da intérprete, contribuindo na composição dos desenhos cênicos da montagem.

 

Ângela Dip iniciou a carreira artística em Porto Alegre. Atuou em vários espetáculos como: Umbigo, Hotel Lancaster, Acordo Celestino, O Mambembe e outros. Na TV, participou de programas e novelas como retrato falado e sob nova direção (Rede Globo); Ilha Ra Tim Bum e Castelo Ra Tim Bum (TV Cultura); Pérola Negra (SBT) e Estrela de Fogo (TV Record). Ângela também escreveu e dirigiu espetáculos como Loira Incendiária, O Homem Rato, Recém-Separados e o infantil A Guerra dos Mutans.

 

Vivien Buckup é diretora, bailarina e coreógrafa formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Estudou ballet clássico, dança moderna e contemporânea. Participou como intéprete de vários espetáculos de dança e em teatro fez preparação corporal e coreografia para dezenas de peças, entre elas, Uma relação Tão Delicada, Van Gogh, Vem Buscar-Me Que Ainda Sou Teu, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Bonita Lampião. Fez ainda preparação de elenco em novelas e minisséries  como Força de Um Desejo, Terra Nostra, A Muralha e também para o filme Memórias Póstumas de Brás Cubas.

 

Serviço

 

O quê: Espetáculo Teatral “O Barril

Quando: 28 a 30 de agosto, às 20 horas.

Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador/BA;

Quanto: Ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível. Lugares limitados

Telefones: (71) 3421-4200

Recomendação de faixa etária: Livre.

Produção: Maria Flores Produções Culturais –  a.lizfernandes@gmail.com;

Realização: CAIXA Cultural

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

 

Deixe um Comentário