CAIXA Cultural apresenta o Ciclo Salvador de Cinema

Inicio > Cultura > CAIXA Cultural apresenta o Ciclo Salvador de Cinema    
24/08/2009

 

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, no período de 25 a 30 de agosto, a primeira edição do Ciclo Salvador de Cinema, que tem o objetivo de promover cursos e oficinas em diversas áreas do fazer e pensar cinematográfico. A abertura acontece às 9 horas do dia 25, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, em Salvador (BA).

A participação dos interessados é gratuita.  A seleção dos participantes foi feita no período de 20 de junho a 31 de julho mediante análise de currículo e carta de motivação. Os nomes dos contemplados estão no site: www.ciclosalvadordecinema.com.br. O número de interessados superou todas as expectativas da organização do curso.

De acordo com o coordenador do projeto, Pedro Perazzo, “é uma oportunidade única, numa cidade com tanto potencial no ramo cinematográfico, mas com tão poucas possibilidades de desenvolvê-lo”. O curso busca aperfeiçoar as técnicas e potencialidades dos profissionais de cinema no estado da Bahia.

 

O Ciclo Salvador de Cinema foi aprovado pelo edital de ocupação da CAIXA Cultural em 2007 e pretende abordar questões teóricas de cinema por meio da promoção de três cursos: Crítica, Adaptação Literária e Linguagem Cinematográfica. As oficinas serão desenvolvidas por um profissional atuante no mercado de cinema brasileiro e um profissional/professor residente na Bahia. O objetivo é que haja um intercâmbio de informações e uma valorização do profissional e do estudioso de cinema baiano:

Curso de Crítica Cinematográfica:

Terá como mediadores: Pablo Villaça e Cláudio Marques e acontece na terça, dia 25 e quarta, dia 26 de agosto. Serão abordados os seguintes temas: História da crítica; Função e formação do crítico; Principais críticos e teóricos da história do cinema; Conhecimento teórico e prático necessário para a atividade; A crítica cinematográfica no mundo; A crítica cinematográfica no Brasil; A crítica cinematográfica na Bahia; Walter da Silveira e Glauber Rocha; Metodologias de trabalho; Campo de atuação profissional.

Currículo dos Palestrantes – Crítica Cinematográfica

PABLO VILLAÇA

Crítico de cinema desde 1994, colaborou com publicações nacionais comoMovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e atualmente é colaborador do quadro “Ponto Crítico” da revista SET. Em 2002, tornou-se o único membro latino-americano a fazer parte da prestigiada Online Film Critics Society. Publicou colunas em inglês no site Hollywood Elsewhere e atualmente colabora com o renomado Movie City News, além de ser o único brasileiro a ser citado pelo Rotten Tomatoes, o mais famoso portal de críticas da Internet. Em 2005, lançou seu primeiro livro, “O Cinema além das Montanhas”, biografia do cineasta Helvécio Ratton. Em 2001, venceu o prêmio teatral SESC-SATED de Melhor Texto Adaptado. Também foi apresentador e roteirista do programa Cinema em Cena, que foi ao ar durante dois anos pela TV Horizonte.

Atualmente, além de editor do Cinema em Cena (o qual criou em 1997), é também professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas. Em 2007, foi o único profissional estrangeiro, entre 15 convidados, a participar em Nova York de um seminário sobre Crítica promovido pelo jornal The New York Times e pelo Museum of the Moving Image. Em 2008, dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem A Ética.

CLÁUDIO MARQUES

Cláudio Marques é crítico de cinema na Bahia, publicando regularmente no site Coisa de Cinema. É também organizador e curador do Panorama Coisa de Cinema, principal festival de cinema realizado atualmente em Salvador, já em sua quinta edição.

Além disso, é realizador, com os trabalhos: O Guarani, documentário, 20 minutos. Selecionado para 18 festivais entre 2008/2009, vencedor de 4 prêmios; Nego Fugido, primeira ficção, curta-metragem. Estreou na Mostra Ouro Preto, selecionado para Festival de Cinema de Maringá e Seminário Internacional de Cinema; Produtor de dois DOCTV (Os Negativos e Visão de Dentro). Chefiou a reestruturação e hoje administra o Cine Glauber Rocha – Espaço de Cinema Unibanco.

 

Curso de Adaptação Literária

Será realizado quinta, dia 27 e sexta, 28 de agosto com a mediação de Luiz Bolognesi e Reinofy Duarte. Nesta oficina, serão abordados os seguintes temas: teoria de dramaturgia e literatura Aproximação entre cinema e literatura; teorias de adaptação literária; métodos e práticas em uma adaptação para cinema; exemplos concretos de adaptações literárias para cinema realizadas pelos professores; exercício prático de criação de um roteiro de cinema adaptado de uma obra literária.

Currículo dos Palestrantes – Adaptação Literária

LUIZ BOLOGNESI

Luiz Bolognesi foi redator na Folha de São Paulo e na Rede Globo. Dirigiu o curta “Pedro e o Senhor” (1995) e os documentários “Cine Mambembe, O Cinema Descobre o Brasil”  (1999) e “A Guerra dos Paulistas”  (2002).

Como roteirista, escreveu o roteiro dos filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001); “O Mundo em Duas Voltas” (2006); “Chega de Saudade” (2007), que receberam prêmios de melhor roteiro da Academia Brasileira de Cinema, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e nos Festivais de Recife e Brasília.

Escreveu com Marco Bechis o roteiro de “Terra Vermelha” (2008), que esteve em competição no Festival de Veneza. Escreveu ainda os inéditos “As Melhores Coisas do Mundo”, com direção de Laís Bodanzky, com estréia no primeiro semestre de 2010 e “Lutas, o filme”, desenho animado do qual é também diretor. 

 

REINOFY DUARTE

Reinofy Duarte é roteirista e tem formação em Letras Vernáculas. Escreveu roteiros premiados e selecionados em editais nacionais, tais como: Dez Centavos, curta metragem selecionado no edital Braskem/2006 e vencedor, entre outros, do prêmio Unicef no Festival de Bilbao, Espanha. Velório, curta-metragem selecionado no edital Petrobras Cultural 2006, também dirigido por ele. Mangangá, longa metragem premiado no edital de desenvolvimento de roteiros da Secretaria de Cultura da Bahia, em 2007. Roteiro também selecionado para o pitching Globo Filmes.

 

Curso de Linguagem Cinematográfica

Acontece no sábado, dia 29 e domingo, dia 30 de agosto o curso de linguagem cinematográfica, com a participação de Philippe Barcinski e Rita Lima, quando serão tratados os seguintes temas: gramática cinematográfica; principais teorias e teóricos do cinema; narrativa cinematográfica; decupagem cinematográfica; estilo; posicionamento e movimentação de câmera e a teoria e prática da realização de um filme por meio de exemplos concretos abordados pelos professores Philippe Barcinski e Rita Lima.

 

Currículo de Palestrantes – Linguagem Cinematográfica

PHILIPPE BARCINSKI

Philippe Barcinski começou a trabalhar como estagiário de direção em cinema aos 14 anos de idade no longa metragem Leila Diniz.

Dirigiu 5 curtas-metragens (A Escada, Palíndromo, A Janela Aberta, entre outros) que ganharam cerca de 50 prêmios, participando de festivais como Cannes (seleção oficial) e Berlim. Os filmes foram exibidos em mais de 10 canais de televisão como Cannel Four, Sundance Channel e ARTE.

Em televisão, dirigiu séries para MTV (Futuro), TV Cultura (quadro do Catelo Ra Tim Bum), Globo (Cidade dos Homens) e ARTE (Dance, Dance, Dance).

Seu primeiro longa-metragem, Não Por Acaso, lançado e 2007, produzido por Fernando Meirelles e estrelado por Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros, foi visto por 120.000 espectadores nas salas de cinema do país e conquistou 16 prêmios.

Formando em cinema pela ECA/USP, ministrou cursos e palestras de cinema em instituições como ESPM, Escola São Paulo, SESC, Oficinais Querô, Universidade Tuiuti, entre outros.

 

RITA LIMA

Rita Lima é professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, com o Projeto de Pesquisa Cinema Expandido, experimentação e novas formas de cinema.

É mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e doutora pela PUC de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA:
Coordenação geral – Pedro Perazzo, que é produtor e roteirista com formação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou em curtas e longas metragens, mostras e festivais de cinema. Recentemente fez parte da equipe de produção do Curta Cinema – Festival Internacional de curtas do Rio de Janeiro- RioFan.

Produção executiva – Reinofy Duarte, com formação na área de Letras Vernáculas, ingressou na área, para desenvolver um projeto gráfico de grande sucesso em 2002. Realizou 4 curtas, dentre eles, Velório, com patrocínio da Petrobrás, e o premiado Dez Centavos, com patrocínio Braskem.

Produção local – Rodrigo Luna, que é diretor e editor de cinema e vídeo, responsável por dezenas de videoclipes premiados nacionalmente. Como produtor trabalhou em programas de TV de emissoras como Bandeirantes e TVE. Atualmente dedica-se a trabalhos de produção, direção e montagem.

 

Serviço
O quê: “CICLO SALVADOR DE CINEMA”
Abertura: terça-feira, 25 de agosto, a partir das 9 horas.
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador/BA;
Quanto: entrada para aprovados, em seleção prévia;

Telefones: (71) 3421-4200
Recomendação de faixa etária
: maiores de 16 anos;

 

Deixe um Comentário