Inicio > Carnaval, Destaque, Revista, Últimas Notícias, Variedades > Revista EXCLUSIVA Edição com o CARNAVAL Fevereiro 2021 – COMPLETA
20/02/2021
Já nas bancas a edição de fevereiro de 2021.
Veja aqui todas as páginas exatamente iguais as que saíram na edição impressa.
Esta edição traz assuntos polêmicos como a “DESMITOLOGIA” do Carnaval da Bahia, mostrando o verdadeiro criador do Circuito Barra/Ondina, também conhecido como Circuito Dodô; traz também outros assuntos variados, como música; denúncia: fala da lentidão da reforma da Praça dos Aflitos, onde fica o quartel da Polícia Militar da Bahia; as colunas “Olha o RH”, “Mosca na Sopa”, “Arte & Artistas”, “Moda”, “Cacetes & Confetes” e “Psico”.
Sou pessoalmente fã do trabalho da Exclusiva. A revista faz parte da história do carnaval da Bahia e obviamente conhece todos os detalhes, inclusive que Otto não é o criador do circuito Barra-Ondina. O verdadeiro e único criador e formalizador do circuito foi Alberto Tripodi, meu saudoso pai, quando foi coordenador do carnaval de Salvador em 1992.
Como todo projeto visionário, foi obrigado a superar desafios gigantes e complexos, dentre eles demonstrar e convencer ninguém menos do que ACM (governador à época) e toda a rede de hotéis de Ondina, que esse seria o mais importante circuito do carnaval de Salvador.
Não deixemos que uma inverdade contada mil vezes torne-se uma verdade…
Prezado Bebeto Trípodi!
O saudoso e exímio carnavalesco Alberto Tripodi tem seu legado no Carnaval da Bahia que nenhum outro carnavalesco possui, contudo a história contradiz alguns relatos, como, por exemplo, qual foi o veículo de comunicação que criou a primeira premiação aos melhores do Carnaval, crédito dado pela mitologia do Carnaval a um jornal de Salvador, quando na verdade essa premiação foi idealizada pelo jornalista Clóvis Dragone, editor da Revista Exclusiva, dois anos antes de o jornal copiar e também premiar.
A Revista Exclusiva também foi o primeiro veículo de comunicação a montar um camarote no Carnaval de Salvador para as suas coberturas e o primeiro a montar um camarote no circuito Barra-Ondina na região do Morro do Cristo e adjacências. A Revista Exclusiva, e temos todos os documentos comprobatórios) foi quem lançou o primeiro bloco a subir do Farol da Barra para Ondina, isso de forma não planejada, mas aconteceu e desde então os blocos que desciam de Ondina para a Barra passaram a fazer o percurso inverso, o que até hoje acontece.
Em relação à criação do Carnaval da Barra, o que na época era conhecido como “Circuito Alternativo” teve a sua OFICIALIZAÇÃO garantida pelo carnavalesco e então coordenador do Carnaval Alberto Trípodi, ao qual temos muita gratidão por tudo que fez pela Revista Exclusiva e pelo Carnaval da Bahia. Porem, prezado Bebeto, quem primeiro utilizou aquela região para colocar um bloco na rua foi sim o também carnavalesco e advogado Otto Pipolo, quando lançou o primeiro bloco carnavalesco infantil do mundo, o Bloco Baby-Léguas, “afiliado” do Bloco Papa-Léguas, que desfilava de Ondina até o Farol.
Não podemos afirmar então que Otto tenha sido o criador do circuito oficial, porém, quando Alberto Tripodi oficializou o circuito, e que, nesse caso, os méritos sejam creditados a ele, já haviam desfilado por lá diversas entidades carnavalescas e tudo isso temos registrados em nossas páginas da Revista Exclusiva para observação a qualquer tempo.
A Redação