8 de abril Dia Mundial de Combate ao Câncer PREVENÇÃO É O MAIOR ALIADO CONTRA A DOENÇA

Inicio > Música > 8 de abril Dia Mundial de Combate ao Câncer PREVENÇÃO É O MAIOR ALIADO CONTRA A DOENÇA    
07/04/2015

PREVENÇÃO É O MAIOR ALIADO CONTRA O CÂNCER.

Pessoas de pele negra não correm risco de ter câncer de pele? O câncer de próstata diminui a virilidade? Stress e depressão podem causar o câncer ou agravar a doença? O câncer é hereditário?  Cinco anos depois do tratamento é possível garantir que o paciente esteja curado? Amamentar reduz o risco de câncer de mama ? Sexo sem proteção pode causar câncer ? Todas as pessoas em tratamento perdem o cabelo ? Alimentação pode prevenir a doença ? Câncer causa infertilidade ? Quem faz o autoexame todo mês precisa fazer mamografia ? Todas essas perguntas são dúvidas de muitos brasileiros. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril, os especialistas chamam atenção para a importância de conscientizar a população para a prevenção, a principal arma contra a doença.  “Fazer os exames de rotina e adotar um estilo de vida mais saudável com boa alimentação e atividade física são fundamentais para a prevenção”, explica a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que integra o grupo Oncoclínicas do Brasil, especializado no tratamento do câncer, com 34 unidades de referência no pais.

“Com os avanços da medicina, o diagnóstico da doença não é mais uma sentença de morte. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maior a chance cura”, esclarece a oncologista Clarissa Mathias, também da diretoria do NOB.

As médicas reforçam a importância da detecção precoce através dos exames médicos periódicos. Fazer o autoexame mensal, exame ginecológico anual e uma mamografia por ano a partir dos 40 anos de idade ou de 35 anos para quem tem fatores de risco são algumas das recomendações.

No entanto, mesmo com todos os avanços nas técnicas de diagnóstico por imagem, rastreamento da doença e nos tratamentos, os especialistas são unânimes: a prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer. Um estilo de vida saudável pode prevenir até 40% dos casos da doença.

Não fumar, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de carne vermelha, de gorduras e de bebidas alcoólicas, praticar atividade física regularmente, manter-se dentro do peso adequado, usar proteção solar, fazer sexo seguro, utilizar a vacina anti-HPV e a vacina para Hepatite podem fazer a diferença na prevenção.

Estimativas

Segundo estimativa do INCA para o ano de 2015, aproximadamente 576 mil casos novos de câncer devem ser registrados no Brasil. Dentre os mais incidentes:  câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos), tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer constitui um grande desafio ao desenvolvimento, comprometendo avanços sociais e econômicos por todo o mundo. Aproximadamente 47% dos casos de câncer e 55% das mortes por câncer ocorrem em regiões menos desenvolvidas do mundo.

Sobre o NOB

O NOB integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 34 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

cancer_1

 

Fonte: Carol Campos – Assessoria

Deixe um Comentário