Bahia é o destino preferido dos turistas brasileiros

Inicio > Turismo > Bahia é o destino preferido dos turistas brasileiros    
05/11/2009

A Bahia é o primeiro destino na preferência dos turistas brasileiros, segundo a pesquisa ‘Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009’, encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto Vox Populi e divulgada nesta quarta-feira (4), em Brasília. O estudo aponta que a Bahia foi visitada por 11,6% dos turistas que viajaram pelo país nos dois últimos anos e é o destino desejado por 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos. São Paulo, com 10,9%, e Pernambuco, com 11,9%, estão, respectivamente, em segundo lugar em cada uma das categorias pesquisadas.

O governador Jaques Wagner comemorou os números da pesquisa e destacou que via com alegria o resultado, pois mostra o potencial do estado e reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo neste segmento da economia. “É claro que a Bahia exerce um fascínio muito grande, mas nós temos profissionalizado o setor, feito um esforço para atender demandas, ampliando o número de voos e divulgando o nome da Bahia lá fora”, afirmou.

O mais interessante da pesquisa é que além de viajarem mais pelo Brasil, os entrevistados disseram-se satisfeitos com o passeio. Mais de 95% dos clientes atuais, por exemplo, avaliaram a viagem como ‘boa ou ótima’ e 53,7% tiveram suas expectativas totalmente correspondidas. A maior parte (92,6%) afirmou ter intenção de voltar ao local visitado e 95% recomendaria o destino a amigos e familiares.

A pesquisa mostra também que o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007. Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%. Os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais.

Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos), categoria que acabou desconsiderada para efeito de cálculo. 

Realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, a pesquisa abrangeu 11 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO). Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D.

 

Deixe um Comentário