Bahia lança qualificação para 660 micro e pequenas empresas ligadas ao turismo

Inicio > Turismo > Bahia lança qualificação para 660 micro e pequenas empresas ligadas ao turismo    
18/08/2009

 

Alaíde da Conceição é dona de um pequeno restaurante há 17 anos, no Pelourinho, e jamais participou de um programa de capacitação que pudesse agregar valor ao seu estabelecimento. Por isso, a conhecida Alaíde do Feijão comemorou o fato de ser uma das 660 beneficiadas pelo Programa de Capacitação Empresarial, na área do turismo para Salvador e entorno, coordenado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo, o Banco do Nordeste e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 O programa, cujos investimentos são de R$ 2,5 milhões, foi lançado oficialmente, nesta terça-feira (18), durante café da manhã, no Centro de Convenções, que também contou com a participação de empresários do setor, além de prefeitos e secretários dos municípios que serão atendidos.

 O secretário Domingos Leonelli ressaltou a importância dos investimentos do governo estadual, em capacitação voltada para o turismo e destacou o aporte de R$ 15 milhões para o período 2008-2010. “Isso faz parte do eixo de qualidade do Terceiro Salto do Turismo na Bahia. Assim, poderemos promover ainda mais a Bahia como um excelente destino turístico que é”.

 A capacitação inclui seminários e cursos que visam melhorar a oferta dos serviços de bares, restaurantes, meios de hospedagens, transportes, e outras áreas do setor de turismo. O diretor-técnico do Sebrae, Paulo Manso, disse que os microempresários poderão potencializar suas atividades, criando centrais de negócio. “Com o curso, eles poderão melhorar aspectos como a gestão de pessoas, a gestão financeira e o marketing”.

 Para a presidente  da Bahiatursa, Emília Silva, a prestação de serviço contribui muito para a imagem de um destino e esse programa é fundamental, pois o mercado está muito competitivo e necessitando de profissionalização. Na opinião do empresário André Avena, a qualificação é muito bem vinda, “pois é uma ferramenta importante para o êxito da imagem que vendemos da Bahia”.

 Um dos principais focos do programa está na Copa do Mundo de 2014, que terá Salvador como sub-sede. Diante disso, o empresário e presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, defendeu que é preciso formar mais líderes entre os trabalhadores locais, salientando que “não adianta termos grandes parques hoteleiros e empregarmos somente na base da pirâmide. Precisamos ter bons gerentes e bons administradores”.

 

Deixe um Comentário